Neste dia 2 de fevereiro, no Aeroporto Internacional St. Louis Lambert, em St Louis – EUA, foi realizado o primeiro voo do F-15EX Eagle, que promete ser a versão mais avançada já construída do Strike Eagle. Baseado no F-15E, ele possui muito do que foi implementado nos modelos F-15QA (Qatar) e F-15SA (Arábia Saudita).
Matriculado AF 20-0001, a aeronave é parte de um contrato assinado entre a Boeing e a USAF em 13 de julho de 2020 no valor de US$ 1,2 bilhão que contempla os primeiros oito F-15EX de baixa taxa de produção Inicial (LRIP – Low Rate Initial Production). O mesmo contrato estabeleceu um teto máximo de custos inicial de US$ 22,89 bilhões que deverá cobrir de 144 a até 200 F-15EX. Para o ano fiscal 2021 a USAF prevê mais doze aeronaves além das 8 programadas e até 72 unidades estão planejadas para os próximos quatro anos.
A Aeronave foi conduzida pelo piloto de testes chefe do programa Boeing F-15 Matt Giese, que verificou os aviônicos, sistemas avançados e o software do jato multifuncional. Uma equipe de testes monitorou os dados coletados durante o voo em tempo real e confirmou que o desempenho da aeronave ocorreu como o planejado.
“O vôo bem-sucedido de hoje prova a segurança do jato e a prontidão para se juntar à frota de caças de nosso país. Nossa força de trabalho está animada para construir um caça moderno para a Força Aérea dos Estados Unidos. Nosso cliente pode se sentir confiante em sua decisão de investir nesta plataforma que é capaz de incorporar os mais recentes sistemas avançados de gerenciamento de batalha, sensores e armas devido ao design de fuselagem digital do jato e arquitetura de sistemas de missão aberta”.
Prat Kumar, vice-presidente da Boeing e gerente do programa F-15.
A aeronave foi projetada para a inserção de tecnologia futura, uma capacidade chave para a USAF. O F-15EX também possui controles de voo fly-by-wire, uma cabine digital totalmente nova, um radar AESA e o ADCP-II (Advanced Display Core Processor), o computador de missão mais rápido do mundo. Além disto, ele incorpora o sistema de guerra eletrônico Eagle Passive/Active Warning and Survivability System para melhorar a eficácia da missão e de sobrevivência em combate.
A USAF informou que planeja alocar os oito primeiros F-15EX irão na Eglin AFB na Florida para testes de desenvolvimento operacional. A primeira unidade operacional deverá ser o 123rd Fighter Squadron sediado na Base Aérea da Guarda Nacional de Portland, que deve receber os primeiros F-15EX em 2023.
Cada F-15EX deve custar US$ 87,7 milhões e a Força Aérea Americana prevê uma vida útil de 15 anos. A aeronave deverá substituir a atual frota de 235 F-15C/D que a USAF possui no inventário num prazo de 10 anos. Um segundo F-15EX (20-0002) está em fase final de montagem e deve voar ainda neste semestre.
Originally tweeted by Boeing Defense (@BoeingDefense) on 2 de February de 2021.
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