Voa o primeiro Airbus H145M destinado às Forças Armadas Alemãs. A Airbus anunciou em 27/09 que o primeiro helicóptero H145M encomendado pelo Comando das Forças Armadas Alemãs (Bundeswehr), concluiu com sucesso seu voo inaugural nas instalações do fabricante em Donauwörth, Alemanha. Foi anunciado também que a primeira turma de militares alemães iniciou o treinamento para operar e manter essas novas aeronaves.
Em dezembro de 2023, o Bundeswehr firmou um contrato com a Airbus para adquirir até 82 helicópteros de ataque H145M, sendo 62 pedidos firmes e 20 opções de compra. O objetivo é substituir os envelhecidos helicópteros de combate Airbus Tiger nas Forças Armadas Alemãs.
Deste total, 57 aeronaves serão entregues para o Comando de Aviação do Exército Alemão (Heeresflieger), enquanto as cinco restantes irão para o Comando das Forças Especiais da Luftwaffe, que atualmente já opera com 16 helicópteros deste modelo.
O H145M é um helicóptero militar multifuncional armado para missões de ataque leve, que pode receber uma ampla gama de kits com sistemas eletrônicos de autoproteção, proteção balística, dispositivos de desembarque rápido por rapel, guincho externo, equipamentos para uso marítimo, entre outros. O helicóptero também possui poderosos sensores de reconhecimento para missões noturnas.
Equipado com dois motores Turbomeca Arriel 2E gerenciados pelo sistema digital FADEC, os H145M tem aviônicos Helionix, piloto automático de quatro eixos de alto desempenho, o que reduz consideravelmente a carga de trabalho dos pilotos em missão. A Airbus informou que futuramente os novos H145M da Alemanha poderão incluir opções para futuras capacidades de missão, como a integração de equipes tripuladas e não tripuladas, datalink e sistemas de comunicação atualizados.
Até o momento, mais de 1.600 helicópteros H145 foram entregues a clientes em todo o mundo, com a frota global acumulando mais de 7,6 milhões de horas de voo. Os modelos mais recentes são equipados com um rotor principal de cinco pás, aumentando a capacidade de carga útil em 150 kg. Outras melhorias de design reduziram o tempo de manutenção e aumentaram a confiabilidade.
@FFO