Em 25 de março, o novo helicóptero CH-47F Chinook, da Koninklijke Luchtmacht, ou Força Aérea Real Holandesa (KLu) realizou o seu primeiro voo após chegar na Holanda.
A aeronave, matrícula D-472, chegou no porto da Antuérpia, Bélgica, em 14 de janeiro juntamente com o D-473. As aeronaves foram transportadas para a Logistiek Centrum Woensdrecht (LCW, Logistic Centre Woensdrecht), na Base aérea de Woensdrecht, onde foram montados e testados. Os novos CH-47F serão atribuídos para o Esquadrão 298 da Base Aérea de Gilze-Rijen.
Em 2015 o governo holandês decidiu por investir na modernização das Forças Armadas, incluindo a modernização e ampliação da frota de helicópteros pesados Chinook. O projeto envolve a aquisição de 14 novos CH-47F MYII CAAS (Commom Avionics Architecture System) que substituirão os onze CH-47D mais antigos, além da modernização de seis CH-47F(NL), concluída no final de 2021. Desta forma o Esquadrão 298 contará com 20 aeronaves padronizadas CH-47F Chinook MYII CAAS, que deverão ser a espinha dorsal do transporte pesado de asas rotativas da KLu até pelo menos 2045.
Durante a realização do projeto de modernização dos Chinook, a frota disponível da KLu deverá sofrer uma redução no período de transição a disponibilidade de quinze aeronaves em Gilze-Rijen. Cinco CH-47F MYII permanecerão nos Estados Unidos para treinamento e conversão de tripulantes holandeses, na unidade do Exército dos EUA (US Army), em Fort Hood, Texas.
@FFO