Voa o 6º protótipo do KAI KF-21 Boramae. No último dia 28 de junho, a Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA — Defense Acquisition Program Administration) confirmou o primeiro voo do KF-21 006 a partir da Aeroporto de Sacheon (HIN/RKPS), sul do país. O local abriga as instalações da 3 Training Wing da Republic of Korean Air Force (RoKAF) e a fábrica da Korea Aerospace Industries (KAI).
O KF-21 é o 6º e último protótipo do caça KAI KF-21 Boramae, que teve uma evolução relâmpago. Pois em menos de um ano — o primeiro voo foi em 19 de julho de 2022, seis protótipos já estão em fase de testes.
Conforme a DAPA, o KF-21 006 (biplace) voou por 33 minutos antes de retornar a Sacheon às 16h22, horário local. O 006 é o segundo protótipo biplace. O primeiro protótipo de duplo comando — o KF-21 004, voou pela primeira vez em 20 de fevereiro deste ano.
Conforme a DAPA, o sexto protótipo continuará as avaliações de design e efeito nas características de voo da versão biplace. A versão biposta do KF-21 diferem da versão monoposta por terem mudanças nos componentes internos devido à adição do cockpit traseiro. “Assim como os protótipos existentes, [o sexto protótipo] testará a estabilidade do piloto, a expansão do alcance de voo e os aviônicos, incluindo o radar de varredura ativa eletrônica (AESA). Ele realizará a verificação de desempenho de equipamentos eletrônicos e realizará testes de armamento”, disse a DAPA.
O protótipo 006 também integrará um sistema infravermelho de busca e rastreamento (IRST), além de sistemas de navegação e ataque, para testar ainda mais as capacidades de voo da aeronave.
Protótipos do KF-21 Bormae.
O KAI KF-21 Boramae é um projeto desenvolvido com participação indonésia. O programa é administrado pelo governo sul-coreano, que detém 60% das ações do programa. A Indonésia assumiu uma participação de 20% no programa em 2010, com os 20% restantes detidos por parceiros privados, incluindo a fabricante KAI.
O novo caça substituirá a frota envelhecida de aeronaves F-4E Phantom II e F-5E/F Tiger II da Força Aérea da Coreia do Sul, que planeja estar operando 40 Boramae em 2028 e até 120 jatos em 2032.
@CAS