Voa o 1º Mi-8AMTSh-VN das Forças Especiais Russas. Em 9 de agosto de 2021, o primeiro helicóptero Mi-8AMTSh-VN, destinado as Forças Especiais do Exército Russo, fez seu primeiro voo oficial a partir da planta de Lyubertsy Dist, próximo a Moscou. O voo, do que o Ministério da Defesa da Rússia (MoD) chamou de o “helicóptero de transporte militar mais armado e protegido do mundo”, ocorreu exatamente no dia dia do aniversário de 60 anos do voo inaugural do primeiro Mi-8.
A nova versão – batizada de ‘Spetsnaz Turntable’ (algo como disco rotativo das forças especiais) é uma modernização do lendário helicóptero Mi-8, tornando ela um helicóptero de ataque capaz de transportar tropas totalmente equipadas e eliminando assim a necessidade de helicópteros de ataque para escoltar o Mi-8 nas missões de operações especiais.
O Mi-8AMTSh-VN tem um novo rotor principal projetado com pás feitas de materiais compostos. Ele é capaz de voar a até 270 km/h graças a seus novos motores Klimov VK-2500-03 e uma unidade de potência auxiliar TA-14. A cabine ganhou novos aviônicos digitais e blindagem, além da aeronave estar equipada com sistemas de autoproteção como chaffs e flares. Ele é armado com duas metralhadoras .50 e pode transportar mísseis e foguetes, além de sensores eletro-ópticos (E/O).
O primeiro lote de 10 novos helicópteros Mil Mi-8AMTSh-VN para o Exército da Rússia será comissionado no início de novembro de 2021 com um segundo lote, também de 10 unidades previsto para 2022 . Ele irá equipar uma Brigada Aerotransporta de Operações Especiais do Exército Russo.
O canal de TV do MoD, tvzvezda.ru, exibiu imagens exclusivas do primeiro voo.
@CAS