• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Voa o 1º C-130J da Nova Zelândia

8 de abril de 2024
Voa o 1º C-130J da Nova Zelândia. O novo C-130J Hercules da Nova Zelândia fez seu primeiro voo. Foto: RNZAF.

Voa o 1º C-130J da Nova Zelândia. O primeiro Lockheed Martin C-130J-30 Super Hércules da Royal New Zeland Air Force (RNZAF) realizou seu primeiro voo no dia 5 de abril de 2024. O NZ77011 decolou da fábrica da Lockheed Martin, em Marietta — Georgia.

A ministra da Defesa da Nova Zelândia, Judith Collins, anunciou os voos inaugurais do primeiro C-130J Super Hércules do país. O ponto culminante dos testes foi o voo entre a Geórgia e no Alabama, que durou 246 minutos e percorreu 984 km.

A nova aeronave, matrícula NZ7011 (c/n 5978), recebeu a pintura oficial, com todas as marcas da RNZAF, incluindo a Rosa-dos-Ventos no leme, símbolo do 40º Esquadrão (40th Sqn) em fins de fevereiro, cinco semanas antes do seu primeiro voo. A previsão é que os novos C-130J sejam entregues à Nova Zelândia ainda neste ano. O segundo avião — NZ7012 já está em processo de pintura.

Voa o 1º C-130J da Nova Zelândia. O novo C-130J Hercules da Nova Zelândia fez seu primeiro voo. Foto: RNZAF.
Voa o 1º C-130J da Nova Zelândia. O novo C-130J Hercules da Nova Zelândia fez seu primeiro voo. Foto: RNZAF.

A Nova Zelândia assinou um contrato com a Lockheed Martin para adquirir cinco aeronaves de transporte C-130J-30 Super Hercules por US$ 892,6 milhões (NZ$ 1,4 bilhão) em 2020. A Nova Zelândia selecionou essas aeronaves como a opção preferida para substituir a atual frota de C-130H Hércules, que desde 2023 estão sendo retirados de serviço.

A Ministra Collins sublinhou o papel destas aeronaves na facilitação da colaboração com os principais parceiros internacionais: “Os Hércules garantem que somos interoperáveis ​​com os nossos principais parceiros, incluindo o nosso aliado, Austrália, e os Estados Unidos, Canadá, Alemanha e França. Num ambiente geopolítico cada vez mais complexo, é extremamente importante que possamos trabalhar com parceiros internacionais colaborativamente em operações internacionais e em exercícios e compromissos conjuntos de formação.”

O advento do C-130J Hercules é uma prova do compromisso da Nova Zelândia com a ajuda humanitária e os esforços de socorro em desastres. Há mais de 50 anos que a RNZAF tem estado na vanguarda das operações de ajuda internacional e a chegada destas aeronaves reafirma a determinação do país.

Programada para iniciar a implantação no final de 2024, a frota de C-130J-30 Super Hércules estará estacionada na Base RNZAF de Auckland. Esta frota será operada pelo Esquadrão No. 40 da Força de Defesa da Nova Zelândia. Eles serão matriculados de NZ7011 a NZ7015.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login