Voa o 1º AIDC T-5 Brave Eagle de produção. A primeira aeronave de produção do novo treinador a jato avançado AIDC T-5 Young Yin (Brave Eagle) fez seu primeiro voo em 21 de outubro. A aeronave matriculada 11-003 (10-9003) decolou da base aérea de Taichung/Cingcyuangang (RCMQ) em Taichung, Taiwan escoltada pelo segundo protótipo do T-5 (11-002/09-9002).
O voo acontece 16 meses após o primeiro voo do 1º protótipo do T-5 (11-001/09-9001) em 10 de junho de 2020. Os segundo protótipo do T-5 voou em dezembro de 2020. Ambos os protótipos foram envolvido em meses ensaios até a liberação básica para a produção seriada pela AIDC. O T-5 Young Yin substituirá o treinador avançado AIDC AT-3 e a versão de ataque (AT-5) os Northrop F-5E/F na Força Aérea da República da China (RoCAF).
A aeronave é fruto de um programa conjunto entre o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Chung-Shan (estatal), a ROCAF e a empresa AIDC – Aerospace Industrial Development Corporation, tendo sido baseado na versão de biplace do F-CK-1. No entanto, mais 80% de seus componentes são novos. As principais mudanças incluem maior uso de materiais compostos, mais capacidade de combustível, uma asa otimizada para voos a baixo nível e mais lentos. O T-5 é alimentado por dois motores Honeywell/ITEC F124-200TW sem pós-combustão.
O Ministério da Defesa informou que a RoCAF receberá 66 exemplares, que devem ser entregues até 2026. A aeronave faz parte dos esforços da presidente de Taiwan, Tsai Ing-Wen, para aumentar a autossuficiência de Taiwan na produção de defesa.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS