Voa mais um Pampa III Bloco II produzido para a Força Aérea Argentina. A Fábrica Argentina de Aviones (FAdeA) “Brigadier San Martín” anunciou o primeiro voo de mais um jato IA-63 Pampa III Bloco II produzido para a Força Aérea Argentina (FAA). A aeronave, matrícula de testes AR-005 (c/n 1034), realizou com sucesso um voo local para verificações de funcionalidades a partir da da pista do aeródromo da Escola de Aviação Militar, em Córdoba.
De acordo com a nota da FAdeA, o voo ocorreu na área restrita da FAA, e teve uma duração de aproximadamente 30 minutos, alcançado uma altitude de 6.500 pés, onde os pilotos de testes puderam realizar verificações de desempenho, comportamento dos comandos em diferentes configurações de flaps, entre outras avaliações iniciais referentes a este primeiro voo. A próxima atividade planejada consiste em um voo em uma altitude de 20.000 pés.
Esta aeronave é a primeira de um lote de seis unidades que a FAdeA planeja entregar para a FAA até 2023. O contrato no valor total de cerca de US$ 103 milhões, foi assinado em maio do ano passado, e envolve o fornecimento de seis novos IA-63 Pampa III Bloco II, a conversão de três aeronaves Pampa II para a versão Pampa III Bloco II, além da certificação do programa Bloco II. As novas aeronaves deverão ser entregues pela FAdeA à uma taxa de duas por ano.
O IA-63 Pampa é uma aeronave de treinamento avançado e combate leve, projetada em parceria com a empresa alemã Dornier Flugzeugwerke na década de 1980, e construída pela antiga FMA (Fábrica Militar de Aviones), atual FAdeA. Na versão de combate leve pode ser equipado com um canhão DEFA-Giat 554 de 30 mm, e nos cinco cabides (quatro subalares e um sob a fuselagem), pode carregar até 1.500 quilos de armamentos, como pods para foguetes ou bombas de diversas versões.
Em sua terceira atualização do projeto original, o Pampa III recebeu um cockpit digitalizado, e na sua mais recente versão, chamada “Bloco II”, é equipado com um Data Link EVA (Embedded Virtual Aviniocs) da Elbit Systems, que fornece a capacidade de troca de dados e voz entre as aeronaves e estações no solo em tempo real. Além disto, em missões de treinamento, será possível simular o uso de armamentos ou radares para detectar inimigos. A nova versão aumentará significativamente as capacidades do Pampa III como aeronave leve de combate, inclusive em missões de defesa do espaço aéreo e controle de voos clandestinos.
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