Voa a nova versão do UCAS Bayraktar Akıncı. No dia 2 de março de 2022, uma nova versão do veículo aéreo não tripulado turco, fabricado pela Baykar Co, o Makina Akıncı – Taarruzi İnsansız Hava Aracı’nın – TİHA, fez seu primeiro voo. O Makina Akinci ou Akince B como também é conhecido, é um Unmanned Combat Aerial System (UCAS) bimotor alimentado por dois turboélices Pratt & Whitney Canada PT6.
A primeira versão, Akıncı A, é alimentada pelo Motorsich AI-450 ucraniano. Já com o novo motor P&W ele tem 1.500 hp (2 x 750 hp) no total, enquanto a versão Motorsich entrega 900 HP (2 x 450 hp). O Akıncı B ( PT-4 ) ficou no ar por 1 hora e 16 minutos durante seu primeiro voo e completou com sucesso os testes de parâmetros aerodinâmicos. O voo de teste ocorreu no local de nascimento de todos os sistemas Akıncı, o aeroporto de Çorlu em Tekirdağ.
O motor Akıncı A Motorsich é fabricado na Ucrânia e sob o contrato de cooperação entre Motorsich e Baykar Savunma, que contempla 13 Akıncı A UCAS para as forças armadas da Ucrânia. Com a guerra no leste europeu, esta futura entrega entra no campo da incerteza, e provavelmente, venha a não ser realizada.
Enquanto isso, Baykar já está desenvolvendo o Akıncı C, que será ainda mais potente, com um impulso de 1.900hp (2x 850 hp). Conforme anunciado anteriormente pela Baykar, os contratos de exportação foram assinados com dois países para o Akıncı UCAS, que são o Qatar e o Azerbaijão. As entregas devem começar em 2023.
Até agora, seis Akıncı A UCAS estão operacionais com o Türk Kara Havacilik Komutanlığı (Comando de Aviação do Exército Turco) destinado ao 3ncü Ordu İnsansız Hava Araçları Sistemleri Tabur Komutanlığı (Comando do Batalhão de Sistemas de Veículos Aéreos Não Tripulados do 3º Exército) em Batman, no leste da Turquia. Mais unidades estão programados para entrega, tanto para o 341 Filo Gölge da Türk Hava Kuvvetleri (Força Aérea Turca), também localizado em Batman, quanto para o Comando de Aviação do Exército.
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