• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
1

VMFA-251 “Tunderbolts” apresentou F-35C do Comandante na cerimônia de reativação do Esquadrão

20 de dezembro de 2024
VMFA-251 "Tunderbolts" apresentou F-35C do Comandante na cerimônia de reativação do Esquadrão (Foos: VMFA-251).
VMFA-251 “Tunderbolts” apresentou F-35C do Comandante na cerimônia de reativação do Esquadrão (Foos: VMFA-251).

VMFA-251 “Tunderbolts” apresentou F-35C do Comandante na cerimônia de reativação do Esquadrão. O Esquadrão de Caça e Ataque Naval 251 (VMFA 251) do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) recebeu no mês passado o seu primeiro F-35C Lightning II. Sediado em Cherry Point, Carolina do Norte, o Esquadrão se tornou o primeiro operacional com F-35C na Costa Leste dos EUA.

Em 05 de dezembro, a aeronave foi apresentada na cerimônia de reativação do Esquadrão, após mais de quatro anos inativo. Parte do Grupo de Aeronaves Navais 14 (MAG-14) da 2ª Ala de Aeronaves Navais (MAW 2), o VMFA-251 foi desativado em 23 de abril de 2020 na MCAS Beaufort, Carolina do Sul, quando operava com o F/A-18 Hornet. O Esquadrão foi então realocado para o MCAS Cherry Point e iniciar a transição para o F-35C.

O primeiro F-35C do VMFA 251, matrícula militar naval (BuNo) 170501/CF-93, foi escolhido para ser a aeronave do comandante. Conhecido como “CAG-bird”, o avião do Comandante do Esquadrão normalmente recebe uma pintura diferenciada, justamente como aconteceu com o primeiro F-35C dos “T-Bolts”.

(U.S. Marine Corps photo by Lance Cpl. Orlanys Diaz Figueroa)

O F-35C CAG-bird dos T-Bolts ostenta a tradicional camuflagem furtiva básica inerente a todos caças Lightining II, porém a pintura difere do padrão porque ostenta marcas coloridas. Na cauda, o jato do Comandante do VMFA-251 recebeu o raio laranja e uma cruz branca sobre um fundo preto. Várias inscrições na fuselagem, incluindo “MARINES”, “VMFA-251”, “DW”, “01”, bem como triângulos de advertência e “JET INTAKE DANGER”, são exibidas em laranja.

As portas do trem de pouso dianteiro tem inscritos em laranja “THUNDERBOLTS” (porta direita) e “CUSTOS CAELORUM”, ou “Guardiões do Céu”, em latim (esquerda). O “cocar” ou distintivo militar dos EUA foi aplicado em sua forma tradicional colorida de alta visibilidade.

O CAG-bird é uma tradição entre os Grupos Aéreos de Porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos. Cada Esquadrão baseado em porta-aviões mantém uma aeronave especialmente pintada para o Comandante e que geralmente tem o código “00”. No caso do F-35C CAG-bird dos T-Bolts, seu código é “01”.

O Thunderbolts e a terceira unidade F-35C do USMC. As outras unidades são baseadas na Costa Oeste, em Miramar, na Califórnia (VMFA-314 e VMFA-311). Além desses dois, o USMC tem mais doze Esquadrões equipados com caças F-35B STOVL (decolagem curta e pouso vertical).

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login