VMFA-225 é a mais nova unidade de F-35B do USMC. Marine Fighter Attack Squadron (VMFA) 225, subordinado ao 3rd Marine Aircraft Wing conduziu seu primeiro voo com o F-35B Lightning II a partir da Marine Corps Air Station Yuma – Arizona em 25 de setembro de 2021.
O primeiro voo foi realizado em apoio ao Curso de Instrutor de Armas e Táticas da Marinha 1-22 (Marine Weapons and Tactics Instructor Course 1-22) e ocorre logo após a transição do esquadrão do Boeing F/A-18D Hornet para o F-35B. O evento, formalmente denominado Fighter Integration 1, tinha como objetivo executar defesa aérea defensiva, visando proteger um local aliado de um ataque de caças e bombardeiros inimigos.
Depois de receber seu primeiro F-35B em maio, a principal tarefa do VMFA-225 – “Vikings” para fazer a transição com sucesso para um esquadrão F-35B operacional, foi concluir a transição operacional e estabelecer o ritmo de trabalho para os mantenedores. O esquadrão dobrou de tamanho de maio para setembro deste ano e, enquanto cada fuzileiro naval passava por treinamento avançado, o VMFA-225 construía simultaneamente um novo departamento de manutenção.
“Estávamos aceitando novas aeronaves, ferramentas e equipamentos de apoio enquanto desenvolvíamos os processos para executar a manutenção eficaz em nossos jatos”, disse o major Randy Brazile, diretor executivo da VMFA-225. “Antes de nosso primeiro voo, fomos inspecionados várias vezes e certificados como aptos para executar operações de voo pela 3rd Marine Aircraft Wing.”
Segundo o Maj. Brazile, esse voo não é o fim da transição para os Vikings. O esquadrão agora se concentrará na expansão de sua capacidade de manutenção e qualificações dos pilotos, enquanto trabalham em direção ao IOC (Initial Operations Capable). Isso exige que os fuzileiros navais do VMFA-225 continuem a construir sua experiência à medida que o esquadrão passa de oito para dez F-35B.
Como o quinto esquadrão F-35B operacional, o VMFA-225 terá um papel significativo no desenvolvimento das táticas, técnicas e procedimentos empregados pela Aviação da Marinha. Por exemplo, em 2022, quando VMFA-225 estiver totalmente operacional, o esquadrão estará em uma posição única, como membro do único Marine Air Group do USMC composto apenas de F-35Bs e MQ-9 Reapers.
“Esperamos que o esquadrão seja um dos primeiros, senão o primeiro esquadrões F-35B a implantar em um MEU (Marine Expeditionary Unit) em sua totalidade como um esquadrão de dez aviões. O tradicional destacamento de seis AV-8B usado atualmente por décadas será substituido por este novo modelo”, disse o tenente-coronel Alexander Goodno, oficial comandante do VMFA-225.
Esta mudança na construção física trará uma capacidade inteiramente nova para o MEU e mudará como ele é empregado em contingências futuras. A transição para o F-35B fornece aos Vikings a capacidade de mais uma vez projetar força em áreas onde os EUA podem enfrentar um adversário igual. O F-35B também permite que os Vikings retornem às suas raízes marítimas. Embora o esquadrão sempre possuísse a capacidade com o A-6A Intruder e o F/A-18D Hornet, desde que o esquadrão retirou A-4C Skyhawks de serviço, na década de 1960, ele não foi chamado para embarcar. Com a transição para o F-35B, os Vikings serão regularmente implantados em navios anfíbios da Marinha dos Estados Unidos.
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