

VMFA-224 “Flying Bengals” apresenta seu F-35B tigrado. O Esquadrão de Caça e Ataque 224 (VMFA-224) “Flying Bengals” do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC), revelou seu caça de quinta geração F-35B Lightning II ostentando uma pintura especial, algo bastante atípico por se tratar de uma aeronave com características furtivas.

Seguindo uma tradição histórica do VMFA-224, o F-35B, código WK-00, recebeu uma pintura externa com listras de “tigre de bengala” aplicada sobre toda a fuselagem do caça, semelhante às pinturas anteriormente aplicadas nos antigos F/A-18D Hornet já desativados.

Baseado na MCAS Beaufort, na Carolina do Sul, o VMFA-224 está subordinado ao Grupo de Aeronaves Navais 31 (MAG-31) e em abril deste ano realizou a última missão com os F/A-18D Hornet, operados por mais de 30 anos, e iniciou a transição para receber os avançados caças de quinta geração F-35B Lightning II.

Em 27 de junho de 2025 aconteceu uma cerimônia de troca de designação da Unidade, que até então era chamada de Esquadrão de Caça e Ataque para Todas Condições Meteorológicas 224, ou VMFA(AW)-224. Essa função foi iniciada em 1943 quando os Bengals foram criados como Esquadrão de Caça e Ataque Noturno.
Os Bengals, cujas origens remontam o início da década de 1940, participaram de inúmeros conflitos importantes, incluindo a Segunda Guerra Mundial, o Vietnã, as Operações Escudo do Deserto e Tempestade no Deserto, e a Guerra Global contra o Terror. Ao longo das décadas, o esquadrão se adaptou continuamente aos avanços da aviação, incluindo diversas atualizações na plataforma Hornet.

Com a introdução do F-35B de e decolagem curta e pouso vertical (STOVL), o VMFA-224 está entrando em uma nova era de capacidade operacional, onde serão focadas missões expedicionárias com um vetor furtivo e altamente conectado em rede no campo de batalha. A previsão é que os Flying Bengals atinjam a Capacidade Operacional Total (FOC) com os F-35B no ano fiscal de 2027.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO