VMA 231 desativou seus últimos AV-8B Harrier II. Em 29 de maio de 2025, o Esquadrão de Ataque de Fuzileiros Navais 231 (VMA 231) “Ace of Spades” realizou o último voo com o AV-8B Harrier II na Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais (MCAS) em Cherry Point, Carolina do Norte. Foram 40 anos de operações com os icônico jatos de decolagem e pouso verticais.
O VMA-231 foi a última unidade de primeira linha a operar o AV-8B II Plus e agora prepara a transição para receber 16 novos F-35B Lightning II. Uma cerimônia marcou a desativação temporária do VMA-231 que ressurgirá no ano fiscal 2026 como Esquadrão de Ataque de Caça dos Fuzileiros Navais 231 (VMFA 231).
Comissionado originalmente em 1919, o VMA-231 é o esquadrão aéreo mais antigo do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, tendo servido com distinção em diversos conflitos em todo o mundo ao longo do último século. Após a transição para o Harrier II em 1985, o Esquadrão apoiou grandes operações, incluindo o Escudo do Deserto, a Tempestade no Deserto, a Força Aliada, a Odisseia, a Aurora Inerente, e, mais recentemente, a Prosperity Guardian.
O Esquadrão de Ataque de Fuzileiros Navais 223 (VMA 223) “Bulldogs” permanece operando os AV-8B Harrier II na MCAS Cherry Point até sua completa aposentadoria pelos USMC.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO