Virgin Orbit lançará satélites militares do Reino Unido. A Virgin Orbit, empresa especializada em lançamentos de foguetes espaciais, informou que irá colocar em órbita dois CubeSats do Ministério da Defesa do Reino Unido. Os satélites Prometheus-2 e Coordinated Ionospheric Reconstruction CubeSat Experiment (CIRCE) serão lançados no próximo mês de novembro, informou a empresa em comunicado.
Os satélites serão lançados pelo Boeing 747-400 da Virgin Orbit, matrícula N744VG e batizado “Cosmic Girl”, um jato comercial altamente modificado para esse tipo de lançamento. A missão ocorre sob o programa “Start Me Up”, e ainda não tem o dia do lançamento anunciado.
O programa “Start Me Up” do MoD do Reino Unido envolve um total de nove satélites, incluindo o Prometheus-2 e CIRCE, que serão lançados pelo jato da Virgin Orbit, que usará como base um aeródromo no Reino Unido.
De acordo com Jeremy Quin, Ministro de Aquisição de Defesa do Reino Unido, o Prometheus-2 é um CubeSat é uma plataforma de testes para monitorar sinais de rádio e de GPS, capaz de realizar imagens sofisticadas. Ele será o precursor para um futuro sistema de comunicação mais avançado baseado no espaço. O CubeSat foi desenvolvido através de uma colaboração entre o Defense Science and Technology Laboratory (Dstl), In-Space Missions e a Airbus Defence and Space.
O CIRCE é uma missão conjunta entre o Dstl e o Laboratório de Pesquisa Naval dos EUA, que busca aprimorar as capacidades de medição e modelagem do clima espacial. É composto por dois CubeSats que permanecerão na órbita baixa da Terra em posição quase polar.
Os outros satélites da missão Start Me Up incluem ‘IOD-3 AMBER’ – o primeiro dos 20 CubeSat’s que fornecerá conhecimento do domínio marítimo baseado no espaço desenvolvido pela Satellite Applications Catapult, Horizon Technologies, AAC Clyde Space e o pequeno satélite ‘Dover’ do Grupo RHEA, destinado a ser um desbravador para sistemas de satélite de navegação global resilientes.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO