

Virgin Orbit demite quase todos funcionários e suspende temporariamente as operações. A empresa britânica Virgin Orbit, especializada em lançamentos espaciais, suspendeu temporariamente suas atividades e demitiu quase todos seus funcionários. De acordo com a CNBC, a empresa do bilionário Richard Branson, busca financiamento externo para continuar suas operações.
Citando fontes familiarizadas com o assunto, a reportagem da CNBC observou que apenas uma pequena equipe continuará trabalhando. Mais detalhes serão conhecidos ao longo dos próximos dias.
Fundada em 2017, a Virgin Orbit desenvolveu um sistema bem sucedido de lançamentos de pequenos satélites para órbita a partir de um foguete chamado “LauncherOne”, transportado e liberado em voo por um Boeing 747. Seu primeiro lançamento ocorreu em janeiro de 2021.
A suspensão das atividades da empresa chega algumas semanas depois de uma fracassada missão ocorrida em 09 de janeiro deste ano. Neste dia, a Virgin Orbit deveria realizar o primeiro – e histórico – lançamento espacial a partir do Reino Unido. Porém, uma pane no LauncherOne minutos após o lançamento, causou sua desintegração e da carga de satélites, causando grande constrangimento para a empresa (detalhes aqui). Uma investigação está em andamento para apurar as causas da falha.
A Virgin Orbit possui um Boeing 747-400 altamente modificado para as missões de lançamento do LaucherOne. A aeronave, matrícula N744VG, batizada de “Cosmic Girl”, foi adquirida da companhia aérea Virgin Atlantic, pertencente ao grupo de Branson. Em maio do ano passado, a empresa anunciou a intenção de adquirir mais dois 747, projeto que possivelmente está suspenso também (detalhes aqui).
Em junho de 2022, A Virgin Orbit e a Agência Espacial Brasileira (AEB) anunciaram a concessão da licença operacional da Virgin Orbit Brasil Ltda (VOBRA), uma subsidiária do grupo, criada para operações do LauncherOne a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (detalhes aqui). Certamente essa atual situação da empresa britânica afetará diretamente as futuras operações no Brasil.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO