Virgin Orbit adquire mais dois Boeing 747-400 para o LauncherOne. A Virgin Orbit, uma empresa líder em lançamento de satélites, assinou um contrato com a L3Harris Technologies para adquirir e adaptar dois Boeing 747-400. A demanda surgiu diante da crescente necessidade de ampliar a segurança nacional dos EUA e as missões para o lançamento de satélites dos aliados.
A L3Harris modificará uma das aeronaves para servir como plataforma de lançamento aéreo de pequenos satélites, com previsão de entrega para a Virgin Orbit prevista para 2023. O jato receberá uma configuração mista cargueira, para servir como suporte logístico transportando foguetes e equipamentos de apoio durante os deslocamentos para portos espaciais estrangeiros.
A empresa foi responsável pela conversão do primeiro Boeing 747-400 da Virgin Orbit “Cosmic Girl” (prefixo N744VG), usado pela Virgin Orbit no Programa “LauncherOne”, em missões de transporte e lançamento de cargas úteis em órbitas terrestres de baixa altitude (Low Earth Orbit).
“A Virgin Orbit está em um momento emocionante em nosso crescimento como empresa. À medida que expandimos nossa frota para atender clientes em todo o mundo, estamos entusiasmados em mais uma vez fazer parceria com a L3Harris”, disse o CEO Dan Hart.
“É inspirador para nossa equipe ver a experiência de engenharia e modificação de aeronaves da L3Harris em ação em uma plataforma de habilitação de missões que teve um desempenho brilhante em sua função de lançamento espacial. Estamos entusiasmados em ajudar a dobrar a frota inovadora da Virgin Orbit para que eles possam atender seus clientes com maior capacidade e flexibilidade de missão”, disse Luke Savoie, presidente da ISR Systems da L3Harris.
O Boeing 747-400 “Cosmic Girl” da Virgin Orbit completou três lançamentos comerciais, implantando com sucesso 26 satélites em órbita para vários clientes comerciais, governamentais e militares. A aeronave, que foi adquirida da Virgin Atlantic, empresa irmã da Virgin Orbit, e continuará a voar em missões, incluindo o primeiro lançamento do Reino Unido, previsto para o final deste ano, no Spaceport Cornwall.
Fonte: Virgin Orbit
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO