

Virgin Galactic realizou primeira missão espacial comercial. A Virgin Galactic realizou com sucesso nesta quinta-feira (29/06) a “GALACTIC 1”, a primeira missão espacial comercial. A nave VSS Unity (N202VG) realizou um voo de aproximadamente 15 minutos em uma região suborbital, antes de retornar ao Spaceport America, localizado no deserto do Novo México, nos Estados Unidos.
A decolagem do veículo de transporte VMS Eve, levando a nave de passageiros VSS Unity acoplada, aconteceu por volta das 11h30 (horário de Brasília). A separação ocorreu aproximadamente uma hora após, a uma altitude de 14 quilômetros. Após o desacoplamento, o VSS Unity acionou o seu motor de foguete híbrido por aproximadamente 60 segundos, suficiente para levá-lo até uma altitude de 85,1 quilômetros.

Contratada pelo governo italiano, a missão Galactic 01 levou quatro tripulantes, sendo eles o Coronel Walter Villadei e o Tenente-Coronel Angelo Landolfi da Aeronáutica Militare (AMI), Pantaleone Carlucci do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália e Colin Bennett, um instrutor de astronautas da Virgin Galactic. O objetivo da missão foi a realização de experimentos sobre a mecânica dos fluidos e combustão em microgravidade.
O VSS Unity foi pilotado por Mike Masucci, em seu quarto voo espacial, junto com Nicola Pecile, um ex-piloto da AMI que agora trabalha para a Virgin e estava em seu primeiro voo espacial.

A viagem é o início de uma nova etapa para a Virgin Galactic. A empresa de turismo espacial realizou um voo suborbital em 2021 com o empresário e proprietário Richard Branson, que agora deve atender clientes que desejam voar até o espaço.
A segunda missão comercial está marcada para agosto e, depois disso, a companhia planeja levar turistas ao espaço todos os meses. O preço desta viagem não foi revelado, mas em novembro de 2021, a empresa começou a vender passagens por US$ 450 mil (cerca de R$ 2 milhões).
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO