Viper Shield EW é integrado ao radar AESA do F-16 Block 70/72. Introduzido em 2021, o Viper Shield EW foi projetado para fornecer proteção e capacidades ofensivas de EW (Guerra Eletrônica) no caça multifuncional Lockheed Martin F-16 Block 70/72.
L3Harris demonstrou compatibilidade total de radiofrequência do conjunto de guerra eletrônica (EW) Viper Shield com o radar APG-83 Active Electronic Scanning Array (AESA) dos caças F-16 Block 70/72 em um evento realizado no Centro de Integração de Sistemas da Lockheed Martin.
Em um comunicado de 8 de novembro de 2023, a L3 Harris afirmou que os testes incluíram a exposição contínua do Viper Shield interligado ao radar APG-83 por mais de 12 horas para testar se os pulsos do radar interfeririam na funcionalidade EW.
De acordo com L3Harris, o teste comprovou a capacidade do Viper Shield de filtrar fluxos de processamento de sinal dos pulsos do radar AESA APG-83 sem qualquer comprometimento do desempenho.
“Esses testes continuam a destacar as capacidades avançadas do Viper Shield e a capacidade de integração suave com os sistemas de bordo do F-16”, disse Patrick Creighton, vice-presidente e gerente geral da L3Harris Electronic Defensive Solutions. “Quando esses dois sistemas funcionam em conjunto, eles conseguem detectar e proteger eficazmente contra ameaças como nunca”.
O evento Drop 2 marcou o segundo teste de interoperabilidade para os dois sistemas; a primeira ocorreu em meados de 2022, com resultados semelhantes.
O que é o sistema Viper Shield EW? Introduzido em 2021, o Viper Shield EW foi projetado para fornecer proteção e capacidades ofensivas de guerra eletrônica aos F-16 Block 70/72. Componentes de tecnologia definidos por software criam um escudo eletrônico ao redor da aeronave, revelando ameaças de radar digital e fornecendo recursos de contramedidas em um sistema integrado montado internamente.
@CAS