A imprensa vietnamita está informando que a Força Aérea do Vietnam (VAF) estuda converter alguns antigos caças MiG-21 Fishbed, em aeronaves não tripuladas (UAV). Todos os MiG-21 vietnamitas foram retirados de operação em 2010, e permanecem estocados em várias bases aéreas espalhados pelo país. Acredita-se que o projeto esteja em fase inicial, e que estão sendo realizadas avaliações teóricas quanto a performance de decolagem e voo dos caças em voos não tripulados.
A conversão desses antigos interceptores soviéticos seria uma tarefa complexa, que exigiria capacidade técnica e investimento. A VAF prevê utilizar essas aeronaves não tripuladas como alvos para testes dos sistemas de defesa aérea S-300 em exercícios, ou como “drones kamikazes”, equipados com míssil de cruzeiro para ataque ao solo, aproveitando a estrutura aerodinâmica dos caças.
Converter essas aeronaves de gerações mais antigas, como o MiG-21, em drones é uma tarefa bastante complexa, pois trata-se de uma geração de aviões anteriores aos sistemas de controle de voo computadorizados fly-by-wire. Os atuadores das superfícies de comando dessas aeronaves são acionados por sistemas físicos, tornando necessária necessidade de projetar uma interface eletrônica computadorizada.
A USAF e a Boeing realizam o projeto QF-16, convertendo aeronaves F-16 desativadas, em drones operacionais para uso pela força aérea. Os QF-16 recebem um kit DPE (Drone Peculiar Equipment), desenvolvido pela Boeing e aplicados nos caças de geração fly-by-wire, que são operados a partir do solo. O kit DPE permite que os QF-16 efetuem todas as manobras de um caça tripulado. Noticiamos em agosto, a entrega do primeiro QF-16 para USAF.
Em agosto, noticiamos aqui a entrega do primeiro QF-16 para a USAF.
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