Vietnã receberá ainda neste ano as novas aeronaves Yak-130. A Rússia entregará todas as aeronaves de treinamento Yakovlev Yak-130 para o Vietnã ainda neste ano. A informação é de Dmitry Shugaev, Chefe do Serviço Federal de Cooperação Técnica Militar da Rússia (FSMTC), e noticiada pela agência Interfax.
“A implementação do contrato de fornecimento da aeronave de treinamento de combate Yak-130 para nossos parceiros vietnamitas está planejada até o final deste ano”, disse Shugaev, a repórteres no último sábado (03/09).
Shugaev ainda observou que, em um futuro próximo, está planejada a retomada das negociações com Hanói, envolvendo outras aeronaves militares. “Além do Yak-130, o Vietnã também está interessado nos caças Su-30 e na aeronave de treinamento Yak-152”, disse o chefe do FSMTC.
De acordo com relatos da mídia, em 2019 o Vietnã e Rússia assinaram um contrato para o fornecimento de pelo menos 12 aeronaves de treinamento Yak-130, no valor estimado de mais de US$ 350 milhões.
Em setembro de 2019, o Diretor Geral da Rosoboronexport, Alexander Mikheev, disse que o Vietnã estava entre os maiores clientes de produtos militares russos, e que a cooperação entre os países estava acontecendo em todos vários tipos de armamentos.
Como a Interfax relatou anteriormente, o Vietnã comprou da Rússia quatro fragatas da classe Gepard, seis submarinos do Projeto 636 Varshavyanka, 12 barcos com mísseis Molniya, sistema móvel de mísseis costeiros, míssil anti-navio guiado Yakhont, sistemas de mísseis antiaéreos S-300PMU1, Igla MANPADS, além de 32 caças Sukhoi Su-30MK2 e outros equipamentos.
Os Yak-130 da Força Aérea Popular do Vietnã serão operados pelo 915º Regimento de Treinamento de Aviação, sediado na Base Aérea de Dong Tac. A unidade é responsável pelo treinamento dos pilotos de caça Sukhoi Su-27 e Su-30MK2. Os Yak-130 substituirão os antigos Aero L-39C Albatros.
Fonte: Agência Interfax