De acordo com a notícia divulgada pelo jornal Vietnam Times, os EUA deverão fornecer, através de licitação, três aeronaves de treinamento básico para a Força Aérea do Povo do Vietnã (VPAF), com previsão de entrega em meados de 2023. O contrato está embasado no programa estratégico de cooperação e assistência em segurança regional que os EUA mantém com o país asiático.
O contrato envolve, além dos aviões, um programa completo para treinamento de pilotos vietnamitas com base no modelo da USAF. Os requisitos gerais da negociação incluem as aeronaves de treinamento, cujo modelo está em licitação, suporte logístico (CLS), peças sobressalentes, equipamentos de apoio em solo (GSE), suporte técnico, um simulador e um laboratório de treinamento virtual com doze estações de estudos.
A aeronave em licitação deverá ser turbolélice com vida útil superior à 15.000 horas (de projeto), ter certificação FAA, sistema de geração de oxigênio a bordo (OBOGS), cabine pressurizada, assento ejetável, Head-Up-Display (HUD), aviônicos modernos, sistema transmissor de localização de emergência (ELT), tanques de combustível externos padrão OTAN, para missões de treinamento de longo alcance, entre outro sistemas e equipamentos.
Em 31 de maio de 2019, a Base Aérea de Columbus, Mississippi, realizou uma cerimônia de formatura de 34 pilotos americanos e estrangeiros, entre eles o Tenente Dang Duc Toai, o primeiro piloto vietnamita a se formar no Programa de Liderança em Aviação da USAF. A participação de pilotos vietnamitas nesses treinamentos decorre da cooperação em defesa entre os dois países.
Nos EUA, os pilotos vietnamitas realizam seus treinamentos em aeronaves de Beechcraft T-6A Texan II da USAF, o que pode ser definitivo para a escolha do futuro treinador básico vietnamita. Atualmente as unidades de treinamento da VPAF são equipadas com os monomotores soviéticos para treinamento básico Yak-52, e os jatos Aero L-39C Albatros, para treinamento avançado. Recentemente noticiamos aqui no Site da RFA, a intenção do Vietnã adquirir novos jatos L-39NG para treinamento avançado.
O monomotor turboélice Beechcraft T-6 Texan II, é uma aeronave usada para treinamento básicos de pilotos da USAF, além de treinamento básico e intermediário dos pilotos navais da U.S. Navy e U.S. Marine Corps. O Texan II equipa unidades de treinamento básico das forças aéreas do Canada, Grécia, Israel, Iraque, Reino Unido, entre outros.
@FFO