VÍDEOS: TC-12 Huron da Marinha Argentina realizou EVAM na Base Petrel em pleno inverno antártico. Sob as rigorosas condições do inverno antártico, um bimotor TC-12B Huron do Comando de Aviação Naval da Marinha Argentina realizou em 28/06 uma missão de Evacuação Aeromédica (EVAM) na Base Petrel, situada na região norte da Península Antártica.
O objetivo da missão foi evacuar um membro da equipe de Petrel que apresentava problemas de saúde. O voo foi realizado pelo Beechcraft TC-12B Huron, matrícula 1-G-50, pertencente ao Esquadrão de Vigilância Marítima Naval, sediado na Base Aérea Naval de Río Grande.
Após analisar previamente as condições meteorológicas, a tripulação do TC-12 realizou a longa missão que durou mais de oito horas, sendo seis em voo (ida e volta). O pouso em Petrel ocorreu às 11h29 e após cerca de três horas em solo, o Huron retornou a Río Grande onde pousou às 17h20.
O voo estava inicialmente programado para domingo (22/06), mas não foi encontrada janela meteorológica favorável. Com poucas horas de iluminação solar e rápidas alterações climáticas, o inverno antártico torna mais difícil a realização de voos na região.
Por segurança, toda a operação foi acompanhada de perto pelo Lockheed P-3C Orion do Esquadrão de Exploração Aérea Naval, matrícula 6-P-57, que permaneceu em voo próximo ao TC-12 e sobre Petrel prestando apoio de alerta SAR.
Esta missão foi significativa para o Comando de Aviação Naval da Armada Argentina, não só porque marca a primeira operação em Petrel, desde a retomada das operações em 2024 depois de meio século, mas também porque é a primeira travessia desta nova fase a ser feita em pleno inverno antártico.
Fonte: Armada Argentina
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO