VÍDEOS – queda de helicóptero do Exército Colombiano deixa quatro mortos. Um helicóptero UH-1N Huey do Exército Nacional Colombiano (EJC) caiu na tarde de ontem (19/03) no município de Quibdó, capital do departamento de Chocó, região noroeste do país. Os quatro militares que estavam a bordo morreram no acidente, que foi filmado por diversas testemunhas.
Another video showing the Colombian Army ‘Huey’ helicopter crash in Quibdó, Colombia#Colombia pic.twitter.com/cBtp3LjBx1
— CNW (@ConflictsW) March 19, 2023
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram a aeronave, matrícula EJC 4227, caindo de forma descontrolada em uma área residencial de Quibdó. Felizmente não houve vítimas no solo. O rotor de cauda do UH-1N foi encontrado por populares em local distante da sua queda, o que explica o movimento circular durante a queda.
#Atención | Primeros datos del trágico accidente en Quibdó:
— Hernán Muñoz Álvarez (@hperiodista) March 19, 2023
Al parecer se desprendió el rotor de cola del helicóptero (la caja de 90). Investigan si dos de los uniformados se alcanzaron a lanzar de la aeronave.
Matrícula: EJC 4227
(HILO) pic.twitter.com/swMTDykSaC
A informação foi confirmada pelo Presidente Gustavo Petro, que disse que o helicóptero estava realizando missão de reabastecimento das tropas do ENC em diversas áreas ao longo do rio Baudó, onde são realizados combates à vários grupos armados.
A Colombian (🇨🇴) UH-1 “Huey” helicopter has crashed in the urban part of Quibdó. pic.twitter.com/RJkIa1u7Dh
— SA_Defensa (@SA_Defensa) March 19, 2023
O próprio presidente Guidó divulgou os nomes dos quatro militares que estavam no UH-1N:
CT. Héctor Jerez,
TE. Julieth Garcia,
SS. Johan Orozco,
SS. Ruben Leguizamon.
De acordo com informações, a TE. Garcia foi a primeira mulher piloto de helicóptero do ENC.
Uma investigação foi aberta para determinar a causa do acidente.
Hace pocos minutos se accidentó un helicóptero del Ejército en Quibdo que se encontraba haciendo labores de abastecimiento. Por confirmar información, una teniente y dos sargentos muertos. Por confirmar estado del capitán. Fortaleza a sus familias. pic.twitter.com/Pswgm5Oyke
— Steph Bates Prensa (@StephBatesPress) March 19, 2023
@FFO