

VÍDEOS: helicóptero militar chinês Z-10 voa muito baixo sobre navio de carga civil e assusta tripulantes. Tripulantes de um navio de carga chinês ficaram assustados com a inesperada operação de um helicóptero de ataque Z-10 da Força Terrestre do Exército de Libertação Popular (PLAGF) voando extremamente baixo sobre sua embarcação. A ação levanta novas suspeitas sobre o uso de navios civis como plataformas duplas para potenciais operações militares anfíbias.
De acordo com as imagens divulgadas nas redes sociais, o helicóptero Z-10 se aproximou da embarcação em alta velocidade e pairou brevemente. Os tripulantes do navio ficaram assustados e confusos com a manobra perigosa da aeronave, inclusive achando que poderia ocorrer um pouso no convés.
O Z-10 é o principal helicóptero de ataque da PLAGF, sendo utilizado em missões antitanque e de apoio aéreo aproximado. Acredita-se que sua manobra repentina perto de uma embarcação civil faça parte de um exercício militar chinês mais amplo, que ensaia o uso de navios comerciais como Pontos Avançados de Armamento e Reabastecimento (FARPs).
Analistas de defesa sugerem que a passagem baixa se assemelha a uma manobra de treinamento de aproximação usada em preparação para pousos em plataformas não militares. Isso se alinha à estratégia das Forças Armadas da China de utilizar infraestruturas marítimas civiis para fins militares durante uma contingência em Taiwan.
“Este não é um evento isolado”, disse um especialista em segurança regional familiarizado com a doutrina anfíbia chinesa. “O Exército de Libertação Popular Chinês vem treinando abertamente para converter embarcações comerciais em meios navais militares auxiliares. Esses tipos de ensaios são consistentes com essa mudança estratégica mais ampla.”
A China tem enfatizado cada vez mais a integração civil-militar nos últimos anos, especialmente em seus setores de logística marítima e aviação. O uso de navios comerciais para abrigar helicópteros de ataque pode fazer parte de um plano maior para sustentar as operações durante um conflito entre os dois lados do Estreito de Taiwan.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO