Vídeos: helicóptero Leonardo AW149 realiza disparos de foguetes. O fabricante de aeronaves italiano Leonardo, realizou testes de fogo com um helicóptero AW149 na Hungria. Os testes ocorreram no mês de outubro, no campo de avaliação de Veszprém, e documentado pelo blog Combatant.
O helicóptero AW149, registro experimental italiano CSX81848 e ostentando a camuflagem cinza da Aeronautica Militare Italiana (AMI), esteve duas vezes na Base Aérea de Pápa (LHCP), no oeste da Hungria. Entre os meses de setembro e dezembro, a aeronave italiana realizou diversos voos de testes na região.
Os testes foram realizados pela Leonardo em conjunto com a empresa húngara HM Arzenál Zrt, licenciada para manter, armazenar e inspecionar munições ativas de foguetes e mísseis. Em 2017 e 2018, a Arzenál fez o mesmo trabalho com os helicópteros Airbus H145.
Os testes de tiro real foram realizados no Campo de Provas de Veszprém, do Centro de Treinamento de Combate Húngaro Bakony, onde foram disparados foguetes guiados e não guiados de 70 mm. Vários voos de familiarização na região de Pápa e Veszprém foram realizados pela tripulação do AW149, que utiliza o código de chamada-rádio “PROVA 83”.
Conforme relatos, o helicóptero decolava da Base Aérea do Pápa ao meio-dia para Veszprém e, de acordo com a meteorologia, regressava apenas no final do dia. Os testes incluíram disparos a cerca de quatro quilômetros dos alvos.
Originalmente desenvolvido pela AgustaWestland (atual Leonardo Helicopters), o AW149 é um helicóptero militar multi-missão de médio porte e alta tecnologia embarcada. Com uma cabine no padrão “glasscockpit” compatível para utilização de óculos de visão noturna (NVG) e com quatro telas multifuncionais de última geração, está habilitado para ser operado por um único piloto, por conta da sua baixa carga de trabalho.
o AW149 apresenta um sistema de missão de arquitetura aberta que permite a integração rápida de aviônicos específicos do cliente, sistemas de armas para uma ampla gama de missões, desde transporte de tropas; transporte de carga externa; evacuação aeromédica; Busca e Resgate (SAR); Busca e Resgate em Combate (CSAR); operações de forças especiais; apoio aéreo aproximado e escolta armada; Comando e Controle (C2); Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR).
O Leonardo AW149 pode ser equipado com duas metralhadoras laterais de 7,62 mm; dois pods externos com metralhadoras de 12,7 mm ou 20 mm, além de dois lançadores de foguetes de 2,75” (guiados ou não guiados), bem como dois lançadores de mísseis ar-terra.
Fonte: The Aviationist
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO