VÍDEO – Ucrânia usa pequeno avião como drone suicida para atacar interior da Rússia. As Forças Armadas da Ucrânia realizaram uma série de ataques com drones suicidas nas cidades russas de Alabuga e Nizhnekamsk, na região Tartaristão, há mais de 1.200 km da fronteira. Foi a primeira vez que os ucranianos usaram drones em ataques tão profundos no território russo.
Em Nizhnekamsk o alvo foi uma refinaria de petróleo, enquanto em Alabuga as pequenas aeronaves convertidas drones kamikazes pelos ucranianos caíram sobre as instalações de uma fábrica de drones iranianos Shahed, causando danos significativos.
A linha de produção de drones iranianos de Alabuga foi estabelecida em junho de 2023, uma vez que a Rússia é grande usuária, especialmente o Shahed-136. A importante fábrica militar produz outros modelos de drones desenvolvidos localmente, bem como mísseis de cruzeiro e diferentes tipos equipamentos de artilharia.
Os ataques foram vistos e registrados por várias testemunhas. As imagens captadas no ataque em Alabuga mostram que a Ucrânia estaria convertendo pequenos monomotor em drones suicidas capazes de voar a longas distâncias.
Por outro lado, especialistas sugerem que o ataque foi realizado por um drone UJ-22 fabricado pela empresa ucraniana Ukrjet. Porém, o alcance desta aeronave é de até 800 km, portanto, inferior ao necessário para chegar em Alabuga, se lançado do território da Ucrânia.
Fato é que o governo ucraniano tem voltado os seus esforços para aumentar a produção de drones de longo alcance, especialmente depois de vários ataques bem-sucedidos à importantes alvos russos como algumas refinarias de petróleo.
“A maior parte dos drones utilizados nos ataques às refinarias russas têm um raio de ação que varia entre 700 e 1.000 quilômetros. Agora existem modelos capazes de voar além dessa distância”, afirmou Mykhailo Fedorov, Ministro de Tecnologia e Transformação Digital.
@FFO