VÍDEO: translado dos caças Gripens da FAB pelas ruas de Navegantes (SC). Como esperado, ocorreu na madrugada deste sábado (06/05), o translado dos dois novos caças Gripen E da Força Aérea Brasileira (FAB), do cais do Porto de Navegantes para o Aeroporto de Navegantes (SC). As aeronaves chegaram à cidade na sexta-feira (05), a bordo do navio holandês MV MITIQ, procedente da Suécia.
O deslocamento viário de aproximadamente 1,5 km entre o terminal portuário da empresa Portonave e o Aeroporto de Navegantes, envolveu além dos militares da FAB e de profissionais da Saab, Policiais Militares e Civis do Estado de Santa Catarina, funcionários da Prefeitura Municipal, agentes da Guarda Municipal, fiscais de Trânsito de Navegantes, membros do Corpo de Bombeiros e da Receita Federal. Como ocorreu nas outras ocasiões, o trânsito dos jatos pelas ruas da cidade atraiu centenas de curiosos que acompanharam o cortejo que durou aproximadamente 30 minutos.
Após a chegada no Aeroporto de Navegantes, os F-39E FAB 4105 e 4106 foram posicionadas no interior do hangar da empresa Havan, onde os técnicos da Saab irão instalar os assentos ejetáveis e os kits de sobrevivência, revisar e preparar o abastecimento para o acionamento dos motores e testes em solo. O translado para Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, deverá ocorrer em breve.
O Coordenador da Operação Navegantes, Coronel Aviador Leandro Barbosa Ferreira Pinto, explica acerca da dinâmica da missão. “A chegada de mais duas aeronaves F-39 Gripen em solo brasileiro representa a continuidade de um esforço conjunto em prol da Defesa Aérea de nosso país, sendo um motivo de orgulho para todos os integrantes dessa Operação”, destaca o Oficial.
A Operação Navegantes da FAB foi composta por equipes da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), do Comando de Preparo (COMPREP), do Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA), do Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER), do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e da Saab, empresa que desenvolve o Gripen.
Histórico
O primeiro F-39E entregue pela Saab (FAB 4100), chegou ao Brasil em setembro de 2020. Atualmente essa aeronave serve como plataforma de ensaios e testes em Gavião Peixoto, interior de São Paulo. Na sequência chegaram ao país mais dois caças (FAB 4101 e 4102), que foram desembarcados em Navegantes em abril de 2022. Finalmente, os último dois F-39E (FAB 4103 e 4104), foram entregues à FAB no final do ano passado. Todos os quatro estão em operação no 1ª Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) “Esquadrão Jaguar”, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. (Vide tabela abaixo).
Originalmente, o acordo assinado entre a Saab e a FAB em 2013, envolvia a aquisição de 36 caças, sendo 28 F-39E (monoplace) e 08 F-39F (biplace). Em abril de 2022 foi anunciado um aditivo para a aquisição de mais quatro F-39E. Está em estudo pelo governo brasileiro a aquisição de um segundo lote, envolvendo mais 30 unidades.
@FFO