VÍDEO: Sukhoi 30 russo mergulha sobre edifícios na Sibéria. Um caça multifuncional Sukhoi Su-30 das Forças Armadas Russas caiu sobre edifícios de um bairro residencial na cidade de Irkutsk, na Sibéria. Ambos pilotos morreram no acidente ocorrido ontem (23/10), que não deixou nenhum ferido em solo.
A Russian Sukhoi Su-30SM fighter jet has crashed into a residential building in the city of Irkutsk in Siberia today. Two crew-members perished. pic.twitter.com/roRLdk1npj
— Status-6 (@Archer83Able) October 23, 2022
Autoridades do Ministério de Emergência da Rússia informaram que a aeronave estava em voo de testes antes de sofrer o acidente. Imagens capturadas por diversas câmeras de segurança mostram o jato mergulhando em direção ao solo. Conforme informações da mídia local, um prédio de dois andares foi diretamente atingido e outras construções foram afetadas pelo incêndio gerado pela queda do jato. Não há informações sobre pessoas feridas em solo.
Еще одно видео крушения Су-30 в Иркутске. Действительно похоже на неуправляемое падение без попыток пилотов спасти самолет или себя. pic.twitter.com/sj5iHLZc2b
— IanMatveev (@ian_matveev) October 23, 2022
A cidade de Irkutsk é uma das maiores da Sibéria, com aproximadamente 600 mil habitantes. Na cidade está situada a fabricante de aeronaves JSC Sukhoi Company que produz, entre outros, o próprio caça Su-30.
Rain of #ruSSian military planes continues :#ruSSian Su-30 crashed in #Irkutsk.
— Kiborgz (@Kiborgzzz) October 23, 2022
Two pilots died.
The moment of fall got on car video recorder.#Ukraine #UkraineRussiaWar #UkraineWar #ruSSia pic.twitter.com/DXq3bA5lgH
Designado pela OTAN como “Flanker C”, o Sukhoi Su-30 é um caça multifuncional desenvolvido a partir do Su-27, e destinado para missões de superioridade aérea e ataque ao solo. Equipado com dois motores turbofan Saturn AL-31F com pós-combustão, ele tem um raio de ação aproximado de três mil quilômetros e autonomia de cerca de cinco horas de voo, que pode ser ampliada com reabastecimento em voo. Algumas versões do Su-30 receberam canards e motores com vetor de empuxo para melhorar a manobrabilidade.
❗️In the #Russian city of #Irkutsk, a military plane crashed on a residential building
— NEXTA (@nexta_tv) October 23, 2022
According to the Russian Emergencies Ministry, it was a Su-30 that crashed during a test flight.
The area of the fire reached 200 square meters.
Both pilots died in the crash. pic.twitter.com/Jgra5ajckV
Armado com um canhão GSh-301 de 30 mm, o Su-30 possui 12 hardpoints subalares que podem levar até oito toneladas de munições, incluindo mísseis ar-ar, ar-superfície, bombas de fragmentação, bombas guiadas por laser e foguetes não guiados. A atual versão em produção, o Su-30SM está equipada com um poderoso radar eletrônico de longo alcance, modernos sistemas que lhe conferem o status de capacidade Geração 4++.
#UkraineRussiaWar️ | Crash site of presumably Russian Su-30 in #Irkutsk. #ukraine #UkraineRussiaConflict pic.twitter.com/obfJ3ZJ4h9
— MOMMENTOnews (@mommentonews) October 23, 2022
Produzido desde o início dos anos 1990, diversos países além da Rússia adquiriram o Flanker C, como a Argélia, Angola, Armênia, China, Índia, Indonésia, Cazaquistão, Malásia e Venezuela, Vietnã e Uganda.
Foi o segundo acidente com jatos militares russos em menos de uma semana. Na segunda-feira (17/10), um caça-bombardeiro Su-34 caiu sobre residências em Yeysk durante um voo de treinamento, matando pelo menos 15 pessoas no solo. Os pilotos conseguiram ejetar antes do jato explodir no chão.
@FFO