

VÍDEO: Rússia estaria utilizando sistema antiéreo laser chinês para abater drones ucranianos. Unidades de Defesa Antiaérea da Rússia estariam equipadas com avançados sistemas laser Silent Hunter 3000 de fabricação chinesa. Pelo menos é o que divulgaram alguns canais russos nas redes sociais.
Um vídeo recentemente compartilhado mostra um veículo equipado com o sistema Silent Hunter 3000 escondido sob uma rede de camuflagem. Nas imagens, ele estaria sendo operado pelo Esquadrão de Operações Especiais “Kochevnik” em missão de combate à um drone de reconhecimento ucraniano.
Embora relatos anteriores tenham mencionado que as forças armadas russas estariam equipadas com armas de energia laser direcionada, estas imagens seriam as primeiras confirmações do emprego do Silent Hunter. Em uma declaração inserida na sequência de vídeo, a mídia russa afirma que o laser foi usado com sucesso em combate real contra um veículo aéreo não tripulado hostil.
Desenvolvido pela Academia Chinesa de Engenharia Física, o sistema Silent Hunter 3000, também chamado de LASS (Sistema de Defesa a Laser de Baixa Altitude), é uma plataforma montada em uma torre equipada com sensores ópticos de mira e um canhão laser com potência de 10 kW.

As capacidades conhecidas do sistema incluem a neutralização de alvos aéreos de pequeno porte voando em baixas altitudes em distâncias entre 1,5 quilômetro e 3 quilômetros. Analistas sugerem que o radar do Silent Hunter 3000 pode detectar alvos aéreos em um raio de 5 quilômetros e que a duração máxima de operação do canhão laser é de 200 segundos.
Por se tratar de uma arma de emprego ágil, especula-se que o sistema pode ser totalmente implantado ou desativado em menos de cinco minutos. Variantes do Silent Hunter já foram observadas em serviço com forças chinesas, iranianas e sauditas.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO