VÍDEO: queda de helicóptero H145 da Marinha Mexicana. Um helicóptero Eurocopter EC145 (atual Airbus H145) da Marinha Mexicana sofreu grave acidente no sábado, 1º de outubro, no município de Frontera, estado de Tabasco, sudeste do país. Infelizmente, três dos cinco militares que estavam na aeronave morreram na queda.
O H145, matrícula ANX-2245, pertencente ao Esquadrão Aéreo Naval da Quinta Região Naval (5RN), tinha como principais funções o transporte de pessoas, inspeção costeira e o monitoramento aéreo da Refinaria Dos Bocas. No momento do acidente, a aeronave estava em missão de reconhecimento no loteamento Carlos A Madrazo, cidade de Centla, em Frontera.
Testemunhas filmaram o momento que H145 voava a baixa altura, e saiu de controle do piloto, iniciando um giro sobre seu próprio eixo vindo a cair junto ao Campo Desportivo “Fonapo”, a cerca de seis quilômetros da sua base na 5RN. Policiais e populares imediatamente foram ao local da queda da aeronave, resgatando os cinco tripulantes, dois quais três vieram a falecer.
Este H145 (EC145) foi originalmente adquirido em 2014 pela empresa estatal Petróleos Mexicanos (PEMEX), que seis anos após o transferiu para a Marinha Mexicana, a qual designou ao comando da Quinta Região Naval (5RN) em Tabasco.
Os três marinheiros mexicanos mortos no sábado se somam às 14 vitimas do acidente de 15 de julho deste ano, em Los Mochis, Sinaloa, quando um helicóptero UH-60M Black Hawk da Marinha, matrícula ANX-2307, ficou sem combustível ao retornar de uma operação em que deu apoio aéreo à captura do narcotraficante Rafael Caro Quintero (detalhes aqui).
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO