

VÍDEO: primeiro voo do IA-100B Malvina produzido na Argentina. A Fábrica Argentina de Aeronaves (FAdeA) realizou com sucesso ontem (20/05), o primeiro voo do IA-100B Malvina, seu mais novo avião desenvolvido localmente. O voo ocorreu a partir da pista da Escola de Aviação Militar de Córdoba, onde ficam as instalações da fabricante.
O IA-100B Malvina é um monomotor de treinamento básico lançado pela FAdeA em 2020 à pedido da Força Aérea Argentina. Construído com materiais compostos, equipado com um motor a pistão Lycoming AEIO-540-D4A5 (260 hp), hélices Hartzell de nova geração, o Malvina terá uma velocidade máxima de 155 nós, estol (mínima) de 57 nós, alcance de 1.060 km, autonomia de 4,5 horas, teto de serviço de 18.000 pés e fator de carga de +6G e -3G.
A ampla cabine do IA-100B é climatizada e dispõem de dois assentos dispostos lado-a-lado, com a opção para um terceiro tripulante. O cockpit é equipado com os mais modernos aviônicos digitais para cobrir todas as fases iniciais do treinamento, incluindo navegação visual e por instrumentos (VFR/IFR), voo em formação, acrobacia e operações noturnas.
Conforme noticiamos, o primeiro voo do IA-100B Malvina deveria ter ocorrido no dia 09 de maio, mas questões trabalhistas forçaram o adiamento temporário. Agora, espera-se que o programa de testes progrida até a certificação da versão final para produção.

Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO