

VÍDEO – primeiro voo do Embraer KC-390 da Força Aérea Húngara. No dia 08 de fevereiro de 2024, a Embraer realizou o voo inaugural do primeiro KC-390 Millennium da Força Aérea da Hungria (HUNAF). Com duração de aproximadamente quatro horas, o voo foi realizado na área de testes próxima ao Aeródromo da Embraer, em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.
Ostentando as marcas da HUNAF (cobertas por adesivos) e o registro provisório brasileiro PT-ZHP (futura matrícula militar húngara 610), a aeronave passou com sucesso pelas avaliações e manobras previstas neste primeiro voo. Utilizando o indicativo de chamado no rádio “Ensaio 86”, que KC-390 húngaro teve como “avião-paquera” (plane chase) o Embraer 120 Brasília (PT-SXP) para tomadas das imagens aéreas.
Assista a seguir o vídeo oficial divulgado pela Embraer.
Em novembro de 2020, a Hungria assinou um contrato com a Embraer para a aquisição de duas aeronaves de transporte multimissão KC-390 Millennium, totalmente integradas aos padrões operacionais da OTAN. Eles serão os primeiros do mundo com a opção de configuração UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e equipados com sistema de reabastecimento em voo (REVO) do tipo probe-and-drogue, compatível com os caças Saab Gripen da Hungria, bem como outras aeronaves que usam a mesma tecnologia.
Atualmente o Embraer KC-390 tem pedidos do Brasil (19 aeronaves), Portugal (05), Hungria (02), Holanda (05), Áustria (04), República Tcheca (02) e Coreia do Sul (03). A Embraer trabalha e prospecta outros clientes pelo mundo, além do manter estudos com empresas da Arábia Saudita para uma possível abertura de uma linha de produção do Millennium no Oriente Médio.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO