• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

VÍDEO – primeiro voo de treinamento do E-3D Sentry chileno

4 de agosto de 2022
VÍDEO – primeiro voo de treinamento do E-3D Sentry chileno (Foto: Carlos Anfruns/FGMEDIA).

VÍDEO – primeiro voo de treinamento do E-3D Sentry chileno. No último dia 30 de julho, o Boeing E-3D Sentry AEW Mk.1 da Força Aérea do Chile (FACh) realizou seu primeiro voo de treinamento em território chileno. A aeronave, que ainda ostenta a matrícula britânica ZH103, decolou da Base Aérea El Padahuel, no Aeroporto Internacional de Santiago (SCL/SCEL) para realizar um toque-e-arremetida no Aeroporto Internacional de Antofagasta (ANF/SCFA), norte do país, antes de retornar para sua Base.

O primeiro Sentry transferido da Royal Air Force (RAF) para a FACh chegou no Aeroporto Internacional de Santiago no dia 27 de julho, em voo procedente da Base Aérea RAF Waddington, no Reino Unido, com escalas nos Açores e na América Central.

Registro do toque-e-arremetida do ZH-103 em Antofagasta (Fonte: @cesar_quezada).

Para manter a capacidade de comando e controle e vigilância, a FACh adquiriu três Boeing E-3D recentemente desativados pela RAF. Eles irão substituir o envelhecido Boeing EB-707 “Condor” (FACh 904), fabricado em 1965 e ainda equipado com motores originais P&W JT3D-3B de alto consumo de combustível e baixo rendimento. Fabricando em 1965, o velho quadrimotor chileno sofre com a baixa disponibilidade operacional devido ao final da vida útil de muitos dos seus componentes.

Registro do pouso do ZH103 na curta final da pista 17L de SCL, ao retornar de Antofagasta (Fonte: FG Media).

A saída encontrada pela FACh foi adquirir três dos sete E-3D Sentry AEW.1 desativados pela RAF depois de duas décadas de utilização. Fabricados entre 1989 e 1991, os AEW.1 são equipados com motores turbofans CFM6-2A, suite de aviônicos e com o icônico radar Northtrop Grumman AN/APY-2. A FACh deverá utilizar duas aeronaves (ZH103 e ZH106), enquanto a terceira célula (ZH101) será desmontada para fornecer peças e componentes para a frota operacional.

Na América do Sul, além do Chile, somente a Força Aérea Brasileira tem a capacidade de realizar missões de alerta aéreo antecipado e controle, através dos seus Embraer E-99M,operados pelo 2º/6º GAV.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login