VÍDEO – primeiro Gripen E da FAB voa após alteração nas asas. O F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB), matrícula FAB 4100, foi visto ontem (05/03), em voo de experiências após receber as modificações previstas nas asas. O caça, que é utilizado como plataforma de testes pela Saab no Brasil, foi visto em voo no Aeródromo da Embraer em Gavião Peixoto, interior de São Paulo, onde fica o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN).
A equipe do Brazil Aviation Araraquara SP filmou o voo do 4100, onde é visível as modificações no bordo de fuga das asas, que agora estão com o novo design. Conforme previsto, a aeronave recebeu melhorias aerodinâmicas nas partes móveis, alterando o formato dos elevons e ampliando a área alar.
A modificação tem como objetivo melhorar a capacidade de cargas uteis do caça, além de otimizar a aerodinâmica e a sua manobrabilidade em baixas velocidades. A alteração mais notável foi na área dos “elevons”, superfícies móveis de controle de voo que combinam as funções do profundor e aileron. Os “canards”, aletas de controle de voo instaladas na parte dianteira da fuselagem, também foram alterados (saiba mais).
Todos os sete caças F-39E que atualmente compõem a frota do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) “Esquadrão Jaguar” serão submetidos às modificações. As futuras aeronaves que serão entregues pela fábrica da Saab chegarão ao Brasil já com as melhorias aerodinâmicas.
@FFO