

VÍDEO: Phantom turco quase colide com o solo em manobra acrobática. Um jato de combate F-4E Phantom da Força Aérea da Turquia (TuAF) quase colidiu com o solo durante o treinamento para uma apresentação em um show aéreo no Chipre. O incidente aconteceu na quarta-feira (30/04) e não deixou feridos.
Nas imagens, o McDonnell Douglas F-4E Phantom II, matrícula 77-0303, sobrevoa o Aeroporto Internacional de Ercan, em Nicósia, capital da República Turca do Chipre do Norte (TRNC), em voo de treinamento para a apresentação que faria no o show aéreo Teknofest TRNC 2025, realizado entre 1º e 4 de maio.
O vídeo divulgado nas redes sociais é impressionante. Ao tentar recuperar o caça de uma curva descendente, o piloto se aproxima perigosamente do solo, mas consegue recuperar a poucos centímetros do chão, chegando a levantar poeira.
Atualmente a TuAF é o segundo maior operador mundial de F-4E, com uma frota de 48 aeronaves em operação. O Phantom 77-0303 envolvido no incidente, ostenta uma vistosa pintura especial, com a bandeira turca na parte superior e, na parte inferior, o desenho do personagem “Spook”, que desde i final da década de 1950 se tornou símbolo mundial do jato fabricado pela McDonnell Douglas.

Organizado pela Fundação Turkish Technology Team (T3) e pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Turquia, o Teknofest é realizado anualmente desde 2018 com o apoio de órgãos governamentais e parceiros privados. O evento ocorre nas cidades turcas em anos pares e na capital Istambul em anos ímpares. A TRNC se tornou a segunda anfitriã internacional depois do Azerbaijão, que recebeu o Teknofest 2022.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO