VÍDEO: pescadores flagram o novo drone militar furtivo chinês em voo. Um vídeo amador inicialmente divulgado nas redes sociais da China, mostram o que poderia ser a primeira filmagem pública do GJ-11, o mais novo drone militar furtivo do país. O filme foi feito por pescadores que viram a passagem da estranha aeronave em formato de asa voadora.
Pouco se sabe sobre as capacidades do GJ-11. Ele foi tornado público em 1º de outubro 2019, durante o desfile militar do Dia da Pátria em Pequim. Daí em diante, seu mockup foi apresentado no Airshow China 2021 e na mostra “Forging Ahead in the New Era”, realizada no Centro de Exposições de Pequim em 2022.
Uma reportagem da televisão estatal China Central Television (CCTV) durante em 2022 disse: “Voando alto e veloz, o GJ-11 poderá realizar missões de superioridade aérea ofensiva e operações de defesa aérea supressiva em cenários altamente contestados, da mesma forma que os caças tripulados J-20”.
Especialistas militares ouvidos pelo Global Times afirmaram que um dos trunfos do GJ-11 seria a sua furtividade. Com essa característica o UCAV pode penetrar profundamente atrás das linhas de defesa aérea inimigas, para realizar ataques de precisão nas bases aéreas de onde decolam os caças que fornecem a superioridade aérea.
Além disso, o GJ-11 poderia realizar missões em ala sob o comando de caças tripulados J-20. Nesse conceito, os UCAV poderiam atuar como “transportadores de mísseis ar-ar” e disparar sob o comando remoto do J-20, em missões típicas de superioridade aérea, disseram especialistas.
De acordo com o prospecto oficial do GJ-11 exibido no Airshow China 2021, realizado em Zhuhai, província de Guangdong, no sul da China, o drone possui dois compartimentos de armas localizados entre seus trens de pouso. Cada baia pode acomodar quatro bombas planadoras ar-terra de precisão.
Não há informações públicas sobre se os compartimentos do GJ-11 podem transportar mísseis ar-ar, mas analistas disseram que eles têm potencial para transportar vários tipos de munições.
@FFO