

VÍDEO: pequeno drone ucraniano ataca sistema de defesa aérea russo Tor. Um pequeno drone armado ucraniano foi filmado perseguindo e atingindo um sistema de defesa aérea russo Tor. Este tipo de operação está cada vez mais frequente e se tornou um desafio para os operadores proteger seus veículos militares terrestres.
O vídeo foi publicado publicado pelo especialista militar russo Kirill Fyodorov, e mostra um sistema de mísseis terra-ar guiado por radar “Tor”, tentando escapar de um pequeno drone ucraniano armado com explosivos.
Segundo ou relato de Fyodorov, outras unidades que estavam próximas ao veículo perseguido, tentaram – sem sucesso – derrubar o drone disparando tiros com armas de pequeno porte. Na sequência, as imagens mostram uma bomba atingindo diretamente o Tor.
Embora não tenha havido detonação da munição a bordo, o impacto parece ter causado danos substanciais ao veículo lançador. Canais russos nas redes sociais sugerem que o Tor poderia ter esgotado sua carga de mísseis antes do incidente, o que provavelmente evitou explosões secundárias.

O canal russo Voenny Osvedomitel, observou que o encontro ilustra a vulnerabilidade dos sistemas de defesa aérea legados ao confrontar pequenos drones de baixa altitude. “Este é um exemplo claro de como os sistemas clássicos de defesa aérea estão perdendo a batalha contra drones de pequeno porte. A realidade atual é que os sistemas de mísseis terra-ar agora exigem proteção antidrone através de sistemas de guerra eletrônica e armas de pequeno porte — assim como a artilharia rebocada e foguetes”, relatou.

As Forças Armadas Ucranianas têm se mostrado cada vez mais eficazes em seus ataques contra sistemas de radar e mísseis russos usando drones com visão em primeira pessoa (FPV) e UAVs maiores do tipo bombardeiro, muitas vezes modificados com sistemas de orientação de baixo custo e componentes comerciais.
Embora o exército russo mantenha um grande estoque de sistemas de defesa aérea, incidentes como esse destacam a crescente tensão operacional e lacunas táticas na adaptação à guerra de drones.
Fonte: Defence Blog
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO