

VÍDEO: Paquistão prepara seus caças JF-17 Bloco III com mísseis PL-15 para um possível conflito com a Índia. Após os ataques terroristas ocorridos em Jammu e Caxemira no final do mês de abril, a Índia e o Paquistão estão em alerta máximo para um possível conflito.
Diante desse cenário, as forças armadas de ambas as potências nucleares começaram a demonstrar suas capacidades, enquanto tropas e equipamentos estão sendo preparados e mobilizados em direção às áreas de fronteira entre os dois países.
Essa situação também se estende à Força Aérea Paquistanesa (PAF), que está colocando seus principais meios de combate em alerta. Entre eles, o caças JF-17 Bloco III se destacou nos últimos dias, com a divulgação de um vídeo promocional confirmando a integração dos mísseis ar-ar de longo alcance PL-15 de fabricação chinesa.
O projeto do caça multifuncional sino-paquistanês JF-17 Thunder substituiu várias aeronaves de combate mais antigas da PAF. Deste sua incorporação, o Thunder evoluiu gradualmente até chegar na versão mais recente Bloco III, a qual integra avançados sistemas e equipamentos, incluindo um radar de varredura eletrônica AESA chinês (presumivelmente o KLJ-7A).
O novo radar de controle de tiro teria um alcance de detecção de até 200 quilômetros, com capacidade de rastrear até 10 alvos simultaneamente. Isso permite a integração de armas com alcance além do visual (BVR).

Neste contexto de tensões com a Índia e com o objetivo de demonstrar suas capacidades, a Força Aérea Paquistanesa publicou um vídeo em suas redes sociais no qual confirmou oficialmente que o JF-17 Thunder foi integrado ao míssil ar-ar PL-15.
O PL-15 (designação OTAN “CH-AA-10 Abaddon”) é um dos principais mísseis ar-ar de longo alcance em serviço na Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF), implantado em suas principais plataformas de combate, incluindo o J-10, J-16 e J-20, bem como o novo caça furtivo J-35.
Com capacidades comparáveis às versões mais avançadas do míssil AMRAAM dos EUA, seu desempenho e alcance exatos são envoltos em segredo. No entanto, especialistas estimam que ele possa atingir um alcance de até 200 quilômetros, dependendo da versão.
O Paquistão possivelmente utiliza a versão de exportação “PL-15E”, cujo alcance pode ser inferior. Além do JF-17 Thunder míssil também pode ser utilizado pelo caça J-10CE, recentemente adquirido pelo Paquistão e integrado ao armamento em tempo recorde.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO