VÍDEO – novo porta-aviões da China iniciou testes de lançamento com a catapulta eletromagnética. O Fujian (18), terceiro e mais novo porta-aviões da Marinha da China, está passando por testes no seu sistema de catapulta eletromagnética, com o lançamento de “carga morta”. Um vídeo divulgado em 26/11 nas redes sociais mostrou um veículo de teste sendo lançado por uma das duas catapultas eletromagnéticas do novo porta-aviões.
O vídeo foi gravado por um passageiro de um voo comercial que estava pousando no movimentado Aeroporto Internacional de Pudong Xangai, localizado próximo da Ilha Changxing, onde fica o Estaleiro Jiangnan, que está construindo o Fujian (18), também conhecido como porta-aviões Tipo 003.
A localização do movimentado aeroporto, tornou comum captação e divulgação das imagens da extensa área de estaleiros de Changxing, tornou possível acompanhar a evolução de alguns projetos da Marinha Chinesa, como a construção do Fujian (18).
Imagens divulgadas alguns dias antes, mostraram que uma grande barcaça havia sido removida da frente do Fujian, que também foi afastado da sua posição no cais, aparentemente preparando o local para os lançamentos das “cargas mortas”. Esse tipo de teste de catapultas é comum em porta-aviões novos ou que passam por manutenções.
Especialistas analisam que os testes de catapultas indicam um passo importante para que o Fujian siga para os testes no mar. Como este é o primeiro porta-aviões construído com sistema de catapulta eletromagnética, é muito possível que os prazos dos testes sejam estendidos.
Em comparação, o mais novo porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos, o USS Gerald Ford (CVN-78), que possui uma catapulta eletromagnética (EMALS), semelhante ao do Fujian, realizou seu primeiro teste de carga morta em junho de 2015, com os testes de mar iniciando quase dois anos depois.
A construção do Fujian (18) iniciou em 2018 no Estaleiro Jiangnan, em Xangai, e em junho de 2022 o navio deixou a doca seca. Com mais de 80.000 toneladas em um comprimento de aproximadamente 316 metros, é o primeiro porta-aviões equipado com catapulta da PLAN. Espera-se que o Fujian possa ser comissionado em 2025.
@FFO