• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

VÍDEO: míssil de cruzeiro russo liberando dispensadores “flares”

10 de janeiro de 2024
VÍDEO: míssil de cruzeiro russo liberando dispensadores "flares" (Foto ilustrativa: X).
VÍDEO: míssil de cruzeiro russo liberando dispensadores “flares” (Foto ilustrativa: X).

VÍDEO: míssil de cruzeiro russo liberando dispensadores “flares”. Um vídeo divulgado recentemente nas redes sociais, mostra um míssil de cruzeiro ar-ar russo Kh-101 utilizando seus sistemas de autoproteção, aparentemente lançando dispensadores do tipo chaff/flares.

Vídeo do KH-101 lançando flares sobre a Ucrânia (Fonte: @John_A_Ridge).

As imagens teriam sido gravadas no final de dezembro do ano passado, durante uma ofensiva das forças russas contra a Ucrânia, e mostra o míssil de cruzeiro Kh-101 em voo lançando “flares” para enganar as defesas ucranianas.

No início de 2023, os militares ucranianos tomaram conhecimento que os Kh-101 russos estariam equipados com sistemas de contramedidas do tipo chaff, depois que recuperaram e analisaram destroços de um míssil.

Destroços de um Kh-101 recuperado na Ucrânia, mostrando em detalhe os cartuchos de flares (Fotos: X).

Se for confirmado como autêntico, este vídeo seria a primeira vez que o Kh-101 é visto empregando essas contramedidas. Não se sabe como esse sistema de autoproteção é controlado, mas especialistas suspeitam que esteja interligado a um receptor de alerta de radar ou a algum sensor similar. Outra opção seria a liberação de pré-programada de chaffs/flares em intervalos de tempo ou sobre pontos na rota do míssil.

Um bombardeiro Tu-95 ode transportar até oito Kh-101 (Foto: RF VFS).
Um bombardeiro Tu-95 ode transportar até oito Kh-101 (Foto: RF VFS).

Com alcance de combate efetivo de até 3.000 milhas náuticas (aproximadamente 4.500 km), o Kh-101 pode transportar uma variedade de ogivas diferentes, dependendo do alvo a ser atingido. Com características furtivas e precisão aproximada de 10 metros, o Kh-101 tem a capacidade de ajustes de voo através de sistema optrônico, utilizando uma combinação de navegação inercial e satélites da rede russa GLONASS (similar ao GPS ocidental).

Tripulante de um Tu-95 deseja “bom dia Zielensky” ao lançar um Kh-101 contra a Ucrânia no início de 2023 (Fonte: @galcpmedia).

Equiparado aos americanos Tomahawk, o míssil de cruzeiro de longo alcance russo Kh-101 foi usado em 2016 e 1017 em ataques na Síria. Eles foram lançados por bombardeiros Tu-95 e Tu-160, que podem transportar respectivamente oito e doze mísseis.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login