VÍDEO: míssil de cruzeiro russo liberando dispensadores “flares”. Um vídeo divulgado recentemente nas redes sociais, mostra um míssil de cruzeiro ar-ar russo Kh-101 utilizando seus sistemas de autoproteção, aparentemente lançando dispensadores do tipo chaff/flares.
As imagens teriam sido gravadas no final de dezembro do ano passado, durante uma ofensiva das forças russas contra a Ucrânia, e mostra o míssil de cruzeiro Kh-101 em voo lançando “flares” para enganar as defesas ucranianas.
No início de 2023, os militares ucranianos tomaram conhecimento que os Kh-101 russos estariam equipados com sistemas de contramedidas do tipo chaff, depois que recuperaram e analisaram destroços de um míssil.
Se for confirmado como autêntico, este vídeo seria a primeira vez que o Kh-101 é visto empregando essas contramedidas. Não se sabe como esse sistema de autoproteção é controlado, mas especialistas suspeitam que esteja interligado a um receptor de alerta de radar ou a algum sensor similar. Outra opção seria a liberação de pré-programada de chaffs/flares em intervalos de tempo ou sobre pontos na rota do míssil.
Com alcance de combate efetivo de até 3.000 milhas náuticas (aproximadamente 4.500 km), o Kh-101 pode transportar uma variedade de ogivas diferentes, dependendo do alvo a ser atingido. Com características furtivas e precisão aproximada de 10 metros, o Kh-101 tem a capacidade de ajustes de voo através de sistema optrônico, utilizando uma combinação de navegação inercial e satélites da rede russa GLONASS (similar ao GPS ocidental).
Equiparado aos americanos Tomahawk, o míssil de cruzeiro de longo alcance russo Kh-101 foi usado em 2016 e 1017 em ataques na Síria. Eles foram lançados por bombardeiros Tu-95 e Tu-160, que podem transportar respectivamente oito e doze mísseis.
@FFO