VÍDEO – mais um Sukhoi Su-34 da Rússia abatido em combate. Nesta segunda-feira (25/04), as Forças Armadas Ucranianas abateram mais um avançado caça-bombardeiro Sukhoi Su-34 “Fullback” das Forças Aeroespaciais Russas (RF VKS). Este seria o oitavo Su-34 derrubado em combate, desde o início da invasão russa na Ucrânia.
O fato aconteceu na área rural de Balakliya, Oblast de Kharkiv, nordeste da Ucrânia, enquanto o Fullback estava em missão de bombardeiro às posições ucranianas. Diversos vídeos foram postados nas mídias sociais nas mostrando o moderno avião de combate russo caindo sem controle, possivelmente depois que foi atingido por mísseis ucranianos. Outras gravações mostram um helicóptero C-SAR (Busca e Resgate em Combate) enviado ao local para recuperar os dois tripulantes que ejetaram da aeronave.
Outras imagens mostraram um Su-34 atacando posições em solo, entretanto informações não confirmadas, dão conta que seria a aeronave derrubada momentos após.
Em sua conta no Facebook, o Comando Aéreo Leste das Forças Armadas Ucranianas confirmou que derrubaram o Su-34 russo.
O Sukhoi Su-34, código OTAN “Fullback”, é um caça-bombardeiro de longo alcance de quarta geração, projetado como um substituto para o Su-24 “Fencer” das RF VKS. Considerado um dos mais modernos da frota russa, o Su-34 está equipado com 12 hardpoints para o transporte de uma variedade de armamentos ar-superfície e ar-ar, além de uma série de bombas convencionais e inteligentes.
Sua navegação é realizada por meio do sistema de posicionamento global por satélite GLONASS e utiliza seu radar PESA para detectar alvos e lançar sua ogiva, guiada e não guiada. Também pode ser usado em missões como aeronave de guerra eletrônica e bombardeiro de ataque naval. Ocasionalmente, pode ser usado como caça de superioridade aérea, apesar de seu tamanho e peso, devido às suas excelentes capacidades de combate.
Segundo listas de ordem de batalha, a RF VKS possui pelo menos 125 Su-34 operacionais, distribuídos em três Regimentos de Aviação: 277º Regimento de Aviação de Bombardeiros em Komsomolsk-Khurba no Extremo Oriente; o 559º Regimento de Aviação de Bombardeiros em Morozovsk, na região de Rostov, perto da Ucrânia; e o 47º Regimento Independente de Aviação Mista em Voronezh-Baltimor, também perto da fronteira ucraniana. Não é a primeira guerra do Su-34, que tem sido usado na Síria nos últimos anos.
@FFO