

VÍDEO: mais dois Embraer A-29 Super Tucano seguindo para Portugal. PT-CYU pousando em Noronha. Estão à caminho da Europa mais dois caças A-29 Super Tucano destinados para a Força Aérea Portuguesa (FAP), totalizando cinco aeronaves entregues pela Embraer.
Ostentando a pintura básica da FAP, as duas aeronaves, matrículas brasileiras provisórias PT-CUS (número de série 31400294) e PT-CYU (c/n 31400297), decolaram ontem (03) do Aeródromo da Embraer em Gavião Peixoto (SP), com destino à Recife (PE), onde pernoitaram.
Hoje cedo, eles partiram em direção à Ilha de Fernando de Noronha (PE), última etapa antes da travessia o Oceano Atlântico, prevista para acontecer ao amanhecer desta quarta-feira (05).
**** 05/11/2025 10h00 – a decolagem de Fernando de Noronha foi adiada.
A rota seguida deverá ser a mesma realizada pelos três primeiros A-29 entregues em setembro: Fernando de Noronha (PE) – Ilha do Sal (Cabo Verde) – Ilhas Canárias (Espanha) – Alverca (Portugal). A travessia oceânica contará com o apoio do Lockheed Martin P-3C+ Orion FAP 14807, que chegou ontem no Recife para essa missão.
O Governo de Portugal investirá cerca de € 200 milhões na compra de 12 Embraer A-29N Super Tucano, simulador de voo e suporte técnico. Anunciado em 12 de dezembro de 2024, o negócio também envolve a transferência de tecnologia para a indústria nacional portuguesa, através da OGMA, empresa do grupo Embraer sediada em Portugal.
Alverca é a sede da OGMA, empresa responsável pela conversão dessas aeronaves para o padrão A-29N (NATO ou OTAN), onde receberão os equipamentos e sistemas de missão necessários para operar conforme os requisitos operacionais da Aliança.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO