VÍDEO: Irã apresentou publicamente seu novo cargueiro “Simorgh”. O Irã exibiu publicamente pela primeira vez o bimotor “Simorgh” (Fênix), sua nova aeronave de transporte desenvolvida pela estatal Iran Aircraft Manufacturing Industries (HESA). A apresentação aconteceu em 11 de dezembro durante a 12ª Exposição Aeroespacial Internacional realizada na Ilha de Kish, no Golfo Pérsico.
Lançado em maio de 2022, o “Simorgh” fez seu voo inaugural em maio de 2023, o IrAn-140 “Simorgh” será destinado ao mercado civil e militar. Equipado basicamente com componentes russos, como os motores Klimov TV3-117, o turboélice tem como principal característica a presença de uma grande rampa de cargas traseira, similar ao Airbus C295.
Baseado no bimotor de passageiros An-140, o “Simorgh” é um projeto que nasceu no final da década de 1990 através de uma cooperação entre as empresas ucraniana Antonov e russa Aviakor. O An-140 também era montado pela iraniana HESA sob licença. A parceria russo-ucraniana foi desfeita em 2014, após Moscou ordenar a tomada da península da Criméia.
De acordo com as informações disponíveis, o bimotor iraniano poderá transportar seis toneladas de carga útil e terá um raio de ação de até 3.000 km. Requer uma pista de no mínimo 1.450 metros para decolagem e 900 metros para pouso. Sua configuração interna pode ser alterada para transportar até 52 passageiros, cargas ou com macas para missões de evacuação aeromédica.
@FFO