VÍDEO: incidente com B-45 da “Escuadrilla Histórica Mentor” da FAA. Um monomotor Beechcraft B-45 da “Escuadrilla Histórica Mentor” da Força Aérea Argentina (FAA), sofreu um incidente no domingo (15), durante o show aéreo “Escobar Vuela 2024” realizado no Aeroclube de Belén de Escobar, Província de Buenos Aires. A aeronave sofreu um recolhimento inesperado do trem de pouso dianteiro no estacionamento.
Testemunhas filmaram quando a aeronave, matrícula EX-034, estava parada no local de estacionamento, com o motor girando, quando inesperadamente o trem dianteiro recolheu. A frente da aeronave tocou o solo forcando ao travamento imediato das hélices. Ninguém ficou ferido no incidente. A aeronave certamente será recuperada.
Ativada em agosto de 2020, a “Escuadrilla Histórica Mentor” está composta por três monomotores B-45 Mentor (EX034, EX044 e EX086) pertencentes ao Centro de Testes de Voo da Direção Geral de Pesquisa e Desenvolvimento da FAA.
Os primeiros Beechcraft B-45 Mentor (designação de exportação do T-34C) foram comprados pela FAA no final dos anos 1950 para o treinamento básico primário dos seus pilotos. A FMA – Fabrica Militar de Aviones (atual FAdeA – Fábrica Argentina de Aviones), produziu 75 unidades do B-45 Mentor sob licença da Beechfraft, com a primeira aeronave entregue em 1º de novembro de 1959. A FAA aposentou a frota de treinadores B-45 em 2011.
@FFO