VÍDEO: Ilyushin 76 ultrapassa pista e pega fogo no Mali. Um avião de transporte Ilyushin Il-76 da Força Aérea do Mali (MAF) sofreu grave acidente no último sábado (23/09), no Aeroporto de Gao, nordeste do país africano. Um vídeo divulgado recentemente nas redes sociais mostra os últimos momentos da aeronave.
As imagens mostram que o piloto em comando – aparentemente – ultrapassou muito o ponto ideal de toque na pista 06L de Gao, cuja extensão total é de 2.500 metros. De acordo com análises preliminares das imagens, o Il-76 teria tocado na pista além dos dois mil metros, restando pouco menos de 500 metros de asfalto para a frenagem.
Como resultado, o Il-76 (matrícula TZ-98T) ultrapassou o limite da pista, cruzou uma área de escape e caiu no barraco logo à frente, pegando fogo na sequência. O governo do Mali ainda não emitiu nenhum comunicado oficial, portanto não se sabe o número de ocupantes do jato e de vítimas do acidente.
O jornalista russo, Yuri Butusov, que teria sido o primeiro a divulgar o vídeo no Telegram, disse que o número de mortos seria de 140: “Surgiram imagens da queda de um avião de transporte militar Il-76 pertencente ao PMC Wagner no Mali, no aeroporto de Gao, no último sábado. Como resultado, 140 pessoas foram mortas, incluindo mercenários Wagner”
As informações são imprecisas, mas o que se diz extra oficialmente é que o Il-76 acidentado pertencia ao grupo mercenário russo Wagner, contratado pelo atual governo militar do Mali para combater os grupos separatistas islâmicos que tentam tomar o poder no país. Os mercenários estariam atuando ao lado das Forças Armadas do Mali.
Até agosto deste ano, o grupo Wagner era comandado por Yevgeny Prigozhin, morto em um misterioso acidente com o seu jato executivo Embraer Legacy na Rússia. Dois meses antes ele havia liderado uma tentativa de motim contra o presidente russo, Vladimir Putin, terminada em um suposto acordo entre as partes.
@FFO