VÍDEO: Hezbollah derruba drone israelense no sul do Líbano. Um drone militar Hermes 900 das Forças de Defesa de Israel (FDI) foi abatido no sul do Líbano neste sábado (01/06), por um míssil terra-ar lançado por membros do Hezbollah. O comando do grupo terrorista emitiu um comunicado assumindo a responsabilidade da ação.
Foi o quarto drone das FDI abatido pelo grupo terrorista nos últimos meses no sul do Líbano, que já derrubaram dois Hermes 450 (de menor porte) e dois Hermes 900. De acordo com especialistas, as aeronaves de Israel estão sendo neutralizadas com armas anti-UAV fornecidas pelo Irã.
Há uma semana o Hezbollah intensificou seus ataques ao norte de Israel, fronteira com o Líbano, tendo lançado foguetes de curto alcance contra uma base militar das FDI na cidade de Kiryat Shmona. Em um dos ataques, o quartel-general Gibor Camp da 769ª Brigada das FDI foi bastante danificado. Outros dois foguetes foram disparados contra a comunidade de Yiftah, mas caíram em áreas desabitadas.
Em resposta, as FDI neutralizaram dois agentes do Hezbollah na cidade de Majdel Selm, no sul do Líbano, em ações de inteligência realizadas com apoio aéreo dos drones de monitoramento. De acordo com os comandos da FDI, caças israelenses também atacaram postos de observação do Hezbollah em Tayr Harfa, edifícios do grupo terrorista em Jebbayn e Khiam, um lança-foguetes em Majdal Zoun, além de outras estruturas em Rachaya al-Foukhar.
Desde 08 de outubro do ano passado, o têm atacado frequentemente as comunidades israelenses e postos militares ao longo da fronteira, em resposta às ações das IDF em Gaza. Até agora, as escaramuças na fronteira resultaram em 10 mortes de civis e 14 militares do lado israelense, e mais de 300 membros do Hezzbolah.
@FFO