VÍDEO: helicóptero militar chinês voa perigosamente perto de avião do governo das Filipinas. Um helicóptero da Marinha Chinesa voou perigosamente próximo de um avião da Agência de Pesca e Recursos Marinhos das Filipinas (BFAR), sobre a área do disputado Atol Scarborough, no Mar da China Meridional, na manhã desta terça-feira (18).
O Cessna 208B Caravan da BFAR (matrícula RP-1077), estava conduzindo um grupo de jornalistas e integrantes da Guarda Costeira das Filipinas (PCG) em um Voo de Conscientização do Domínio Marítimo sobre a área de Bajo De Masinloc, dentro da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) das Filipinas.
Aproximadamente às 8h39 (horário local), um helicóptero Harbin Z-9 da Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLAN), código de cauda 68, se aproximou da aeronave do BFAR e realizou manobras perigosas a menos de três metros de distância.
O porta-voz da Guarda Costeira das Filipinas (PCG), Comodoro Jay Tarriela, condenou a ação dos pilotos militares chineses, os quais colocaram em risco todos a bordo e “desconsideraram quaisquer normas internacionais de segurança da aviação estabelecidas pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO)”.
Por convenção, o Atol Scarborough é território filipino, mas sua soberania é requerida pela China, que mantém forte presença militar na área. Frequentemente navios e aeronaves de ambos países se envolvem em interceptações que geram repercussão internacional.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO