VÍDEO – helicóptero dos Bombeiros do RJ perde porta em voo. O helicóptero Leonardo AW169 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) sofreu um incidente na semana passada (23/02), quando a sua porta lateral esquerda se desprendeu em pleno voo. O componente caiu sobre uma residência no município de Barra do Piraí, interior do Estado, sem deixar feridos em solo.
O AW169, matrícula PP-UBM código “07”, é operado pelo Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do CBMERJ. De acordo com as informações, a aeronave estava em missão de transporte de autoridades municipais e federais para vistorias em áreas das cidades atingidas por fortes chuvas na região de Barra do Piraí, interior do Estado do Rio de Janeiro.
O Prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves, era um dos passageiros do helicóptero e filmou o momento do desprendimento da porta. O morador da residência atingida, que fica no bairro Matadouro, também divulgou um vídeo mostrando os estragos e informando que apesar do susto, ninguém havia se ferido. Ambos vídeos foram amplamente divulgados nas redes sociais.
O Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil estiveram na residência para recolher a peça e iniciar a perícia técnica. Em entrevista à mídia, o delegado titular da delegacia de Barra do Piraí, Antônio Furtado, disse que determinou o registro de “uma medida assecuratória de direito futuro. Assim sendo, caso o proprietário queira, ele ingressará com alguma ação de ressarcimento por algum dado material”.
O Leonardo AW169 PP-UBM é um dos mais novos e modernos helicópteros da frota do GOA/CBMERJ. A aeronave chegou no Brasil em setembro de 2022, comprada nova da fábrica e foi apresentada oficialmente no mês de abril do ano passado, durante a feira LAAD 2023 (saiba mais).
Em nota, a assessoria do CBMERJ disse que a aeronave está com todas as manutenções preventivas em dia e dentro da garantia, e que solicitou uma perícia técnica para a empresa fabricante para determinar as causas do incidente. Afirmou ainda que todos os tripulantes estavam sentados e com cintos afivelados, como é recomendado.
@FFO