VÍDEO – grave acidente com helicóptero Mi-8 da Polícia de Fronteira da Geórgia. Um helicóptero Mil Mi-8MTV-1 da Polícia de Fronteira da Geórgia, sofreu um trágico acidente no último dia 29 de julho, durante uma missão de resgate à um piloto de parapente preso em uma montanha na estação de esqui de Gudauri, distrito de Stepantsminda, nordeste do país. Uma possível pane no rotor de cauda fez com que o piloto perdesse o controle da aeronave, que explodiu na queda, matando todas oito pessoas a bordo.
Acionado para a missão de resgate, a aeronave matrícula GBP-10005, havia decolado de Tbilisi para Gudauri, com quatro tripulantes técnicos, dois socorristas do serviço de gerenciamento de emergências e dois médicos.
Testemunhas acompanhavam a situação do piloto de parapente, que estava com o velame preso na encosta da montanha, em uma região com altitude superior à 2 mil metros acima do nível do mar. O parapente era duplo, e o outro tripulante (um turista de nacionalidade não divulgada), morreu no acidente.
Durante o voo pairado, muito próximo à parede da montanha, o Mi-8 aparentemente sofreu uma pane no rotor de cauda (ou encostou inadvertidamente na pedra), iniciando um voo descontrolado, girando sobre o próprio eixo. Em um momento antes da queda, é possível ver parte da cauda se desprendendo da aeronave.
A Polícia de Fronteira da Geórgia opera alguns helicópteros Mi-8MTV-1 usados em vários tipos de missões como patrulha de fronteiras e busca e resgate (SAR). A principal base da Polícia de Fronteira fica no setor militar do Aeroporto Internacional de Tbilisi (TBS/UGTB), além de destacamentos fora da unidade, quando necessário.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO